Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Justiça Eleitoral inicia preparação das urnas para as eleições

Da Redação

Em 16/09/2016 às 09:43

No dia das eleições, o TRE-SP realiza uma auditoria por amostragem das urnas eletrônicas

(Foto: Divulgação)

A Justiça Eleitoral do Estado de São Paulo iniciou, nesta semana, o procedimento de carga e lacração nas 112.490 urnas eletrônicas que serão utilizadas no dia 2 de outubro pelos 32,6 milhões de eleitores. O processo inclui os equipamentos destinados à votação, justificativa e contingência.

Por meio da operação, feita urna a urna, são inseridas todas as informações necessárias à realização do pleito: os programas de votação, a relação de eleitores da respectiva seção eleitoral, os dados de partidos, coligações e os nomes e fotos de todos os concorrentes aptos a disputar a eleição, inclusive os que têm registros indeferidos e aguardam julgamento de recursos.

Depois de inseridas todas essas informações, as urnas eletrônicas são lacradas e estão prontas para serem utilizadas nas eleições – a máquina lacrada só realiza operações em dia e horário pré-determinados.

No dia das eleições, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) realiza uma auditoria por amostragem das urnas eletrônicas, conhecida como Votação Paralela. Cinco urnas são sorteadas entre todas as seções eleitorais do Estado e, em paralelo à votação oficial, votos previamente preenchidos em cédulas são digitados nas máquinas.

Ao final, o resultado verificado na totalização dos computadores deve coincidir com o resultado das respectivas urnas eletrônicas, a fim de comprovar que não houve adulteração, subtração ou acréscimo na votação das urnas eletrônicas.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.