Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Mostra do Sesc Thermas exibe premiado drama "O Homem Elefante"

Da Redação

Em 17/04/2017 às 19:03

Com John Hurt e Anthony Hopkins, sessão gratuita começa às 19h30, no Sesc Thermas

(Foto: Divulgação)

Nessa terça-feira (18), o Cine Bosque do Sesc Thermas de Presidente Prudente apresenta, às 19h30, o premiado filme "O Homem Elefante". A entrada é gratuita.

Vencedor de quatro Globos de Ouro e com oito indicações ao Oscar, o drama conta a história real de John Merrick, portador de uma doença que provocou terríveis deformidades em 90% do seu corpo.

Exibido como monstro em circos, John é salvo pelo cirurgião Frederick Treves, que aos poucos o instiga a demonstrar suas emoções, comovendo até mesmo a Coroa Inglesa por sua inteligência e sensibilidade.

Lançado em 1980, o longa-metragem faz parte da mostra David Lynch, que ao longo do mês de abril exibe quatro filmes de um dos diretores mais talentosos do cinema americano: o multiartista David Lynch.

O Homem Elefante

O premiado longa-metragem relata a história real do inglês John Merrick (nome adotado na história filmográfica), chamado verdadeiramente Joseph Merrick, portador do caso mais grave de neurofibromatose múltipla registrado até então, que provocou terríveis deformidades em 90% do seu corpo.

Exibido como monstro em circos e considerado débil mental pela sua dificuldade de falar, John é descoberto pelo cirurgião Frederick Treves, que aos poucos o instiga a demonstrar suas emoções. No hospital, Merrick se libera emocionalmente e intelectualmente, além de mostrar ser uma pessoa sensível ao extremo, comovendo até mesmo a Coroa Inglesa por sua inteligência e sensibilidade.

Apesar de ter morrido em 1890, o corpo de Joseph não teve a oportunidade de descansar, como é o desejo de um cristão comum. Seu esqueleto, afetado pela síndrome de Proteus – doença que causa crescimento exagerado de tumores sob a pele – além da neurofibromatose, está guardado em um espaço destinado à pesquisa na Universidade de Queen Mary, em Londres.

A mostra David Lynch segue neste mês com o filme Veludo Azul, que será exibido no próximo dia 25.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.