Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Trio Virgulino abre mês de arrasta-pé no Sesc Thermas

Da Redação

Em 01/06/2017 às 16:10

Formado por Enok Virgulino (sanfona), Adelmo Nascimento (triângulo) e Roberto Pinheiro (zabumba), o trio completa 35 anos de carreira

(Foto: Divulgação)

Pelo segundo ano, o projeto "Rastasandália" promove, nas sextas de junho, apresentações dançantes em celebração à cultura nordestina no Sesc Thermas de Presidente Prudente. Nesta sexta-feira (2), a partir das 20h30, o Trio Virgulino abre o arrasta-pé. O show é gratuito para trabalhadores do comércio. Para o público em geral as entradas custam R$ 10 e R$ 5 (meia).

Formado por Enok Virgulino (sanfona), Adelmo Nascimento (triângulo) e Roberto Pinheiro (zabumba), o trio completa 35 anos de carreira, sendo o grupo responsável pelo resgate de um ritmo tipicamente brasileiro: o forró pé-de-serra.

A apresentação será na área de convivência.

Outras atividades

Oficina Confecção de Bumba-meu-boi Miniaturas (16/6)


Nessa oficina, ministrada pelo mestre Valdeck, de Garanhuns (PE), crianças e adultos vivenciam a experiência do processo de criação e confecção de miniaturas de bumba-meu-boi. Os boizinhos são feitos de isopor e enfeitados com papel, fitas, lantejoulas etc. Durante o trabalho, as pessoas desenvolvem habilidade manual exercitando o cognitivo, o emocional e o afetivo, num processo de terapia ocupacional, individual e coletivo.

Oficina Viagem pelos sabores e histórias da cozinha nordestina (3, 4, 24 e 25/6)

A culinária nordestina foi diretamente influenciada pelos fatores socioeconômicos da região. Os pratos possuem características da culinária portuguesa, conhecida durante o período colonial; da cultura africana, absorvida na época da escravidão; e da comida indígena, herança da população nativa. As receitas levam, em geral, vegetais, carne bovina e caprina, peixes e frutos do mar. Devido ao bioma da caatinga, os pratos adquiriram um sabor forte e apimentado. Já no litoral, receberam um sabor carregado, além de uma variedade de ingredientes e cores.

Nessas oficinas os participantes poderão aprender sobre a história da formação da culinária nordestina, receitas e preparo de alguns pratos como o Baião de Dois e o Bobó de Camarão.

Oficina Bonecas Nordestinas em Argila (27 e 28/6)

Baseada na feira de artesanato do Crato (CE), suas artesãs e sua história, esta oficina permite aos participantes confeccionar bonecas em argila e tecido de chita que, com suas formas geométricas simples, são verdadeiras representações da mulher sertaneja.

Intervenção Poemas Sussurrados (17 e 18/6)

Em tempos de aceleração e excesso de estímulos visuais, ouvir um poema ao pé do ouvido é experimentar a potência da palavra com delicadeza e encantamento, num instante que conduzido pelo tempo da linguagem poética, ganha a dimensão de uma eternidade.

Teatro A Procissão (28/6)

Mostra a trajetória de romeiros que seguem sua caminhada em busca da sobrevivência e da fé. Num cenário simples, composto de velas, cruzes e lampiões, a peça caracteriza-se pela poesia e humor, embalados ao som da viola cortante e da percussão marcada, típicas das andanças desses sertões. Zé, interpretado pelo ator Gero Camilo, encara a plateia olho no olho e convida o espectador a caminhar com ele através do mundo árido, porém cheio de surpresas.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.