Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Mobiliário doméstico soma 34% do lixo diferenciado em PP

Da Redação

Em 09/04/2018 às 14:36

População será orientada a levar os móveis e equipamentos inservíveis a estes locais, de onde serão levados para destinação correta

(Foto: Arquivo/Olímpio Moura)

O gerenciamento de resíduos sólidos tem se tornado um grande desafio para as cidades. Na região de Presidente Prudente, a criação de um consórcio foi a solução encontrada para a instalação de um aterro sanitário regional, atendendo às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Paralelamente, as cidades também precisam enfrentar outro obstáculo: dar uma destinação correta a resíduos da coleta domiciliar diferenciada, que são sofás, armários, eletrodomésticos e outros itens da movelaria doméstica, além de lâmpadas e óleos de cozinha, por exemplo.

Em Presidente Prudente, um sistema de mapeamento georreferenciado aponta a localidade e características dos resíduos encontrados e recolhidos pela Prudenco. Entre eles, o mais comum é o de mobiliário doméstico (guarda-roupas, armários, mesas, camas, etc.): apenas em 2017, foram 4.662 ocorrências, e mais 1.720 em 2018 (até março), o que corresponde a mais de um terço (34%) do total.

Em seguida, aparecem as limpezas de restos de madeira (11%), galhos (11%), além de restos mortais de animais de pequeno porte, como cães e gatos (10%); por último, o descarte de sofás (8%).

Diante deste cenário, Prefeitura e Prudenco elaboraram um plano de ação a fim de coletar todos estes resíduos e dar um destino específico a cada um deles, evitando que esse tipo de material vá parar nas calçadas, ruas, fundos de vale e terrenos baldios, trazendo transtornos e riscos à saúde pública.

“São ações que vão ser desenvolvidas e aprimoradas ao longo do ano. Nesse período de adaptação, é importante que a população  nos ajude, entrando em contato com a Prudenco para solicitar o recolhimento desses resíduos e aguardar até que nossa equipe faça o serviço”, declara o presidente da companhia, Mateus Martins Godoi.

Projeto em ação

O projeto elaborado pela Prudenco, em parceria com as secretarias de Meio Ambiente, Planejamento e Assuntos Jurídicos, divide-se em nove planos de ação chancelados pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).  

Para embasar as estratégias, foram utilizadas informações de um sistema de mapeamento georreferenciado, criado pela companhia para monitorar a quantidade, localidade e características dos resíduos encontrados e recolhidos pela Prudenco.

Conforme o projeto, serão instalados pontos de coleta do mobiliário doméstico em quatro pontos da cidade, abrangendo as regiões norte, sul, leste e oeste. A população será orientada a levar os móveis e equipamentos inservíveis a estes locais, de onde serão levados para destinação correta.

Também estão programadas ações específicas para recolhimento de TVs (tendo em vista o desligamento do sinal analógico), lâmpadas e óleos de cozinha.

Aterro sanitário

Ainda no Plano de Ação, consta um projeto de adequação do aterro atual, que inclui uma nova célula para extensão da vida útil do aterro - até que seja concretizado o aterro regional consorciado – e criação de uma nova área para recepção e armazenamento temporário de resíduos domiciliares diferenciados, seguindo rigorosamente as orientações da Cetesb. As adaptações devem ser executadas já neste mês de abril.

O planejamento também contempla ações para regulamentar clinicas veterinárias quanto a descarte de animais mortos, plano de ação para coleta em feiras livres, de resíduos da construção civil e dos grandes geradores de lixo.  

Para que todas as ações alcancem o sucesso esperado, elas estão atreladas a um plano de divulgação e conscientização, incluindo programas de educação ambiental nos bairros e campanhas publicitárias, com o objetivo de conscientizar sobre a correta destinação dos diversos tipos de lixo.
 

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