Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Em Prudente, 11% dos alunos tem dificuldade de aprendizagem

Da Redação

Em 09/10/2018 às 17:09

Segundo Seduc, objetivo é atender alunos com dificuldades ou distúrbios de aprendizagem e de ordem psicossocial

(Foto: Arquivo/Secom)

Em Presidente Prudente, estudantes da rede municipal que apresentem dificuldades ou distúrbios de aprendizagem e de ordem psicossocial terão atendimento especial por meio do Programa de Apoio Pedagógico Especializado (PAPE). O lançamento está previsto para esta quarta-feira (10).

O programa será realizado por meio de uma parceria com a Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) e convênio com o Hospital Regional de Prudente.

O objetivo é atender alunos com dificuldades ou distúrbios de aprendizagem e de ordem psicossocial. “A finalidade do programa é promover a inclusão de todos os estudantes, principalmente àqueles que necessitam de uma atenção mais direcionada para os que possuem algum tipo de dificuldade de aprendizagem”, afirma a secretária municipal de Educação, Sônia Maria Pelegrin.

“Nos baseamos no princípio que a inclusão de todos os estudantes só ocorre efetivamente quando há sucesso na aprendizagem, este é o principal motivo por lançarmos este programa”, diz a  secretária.

Segundo ela, o levantamento inicial dos alunos foi realizado por meio de questionário respondido por profissionais das escolas. "Chegando-se a um número aproximado de 1 mil estudantes, cerca de 11% dos alunos da rede municipal", explica.

Os atendimentos serão realizados por médicos pediatras e médicos residentes em pediatria com a realização de exames e diagnósticos e com equipes multiprofissionais, tais como psicólogos, psicomotricistas, fonoaudiólogos, psicopedagogos, pedagogos.

“Certamente esse programa afetará positivamente a vida dos estudantes, pois, de acordo com pesquisas, quanto menos problemas de aprendizagem, maiores são as possibilidades de integração social e prevenção das vulnerabilidades na infância, adolescência e idade adulta, como o uso de drogas, por exemplo, contribuindo para um comportamento mais assertivo durante toda a vida”, conclui.

Inicialmente, serão atendidos alunos das Escolas Municipais Antônio Moreira Lima; Alayde Mota; Catarina Artero; Gisele Dalefi; Rotariano Antônio Zacharias; Carmem Delfim; Padre Emílio Becker e José Carlos João.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.