Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudente sedia Fórum de Diabetes; 13 mil recebem acompanhamento

Da Redação

Em 14/11/2018 às 12:25

Em Presidente Prudente, 13 mil pessoas recebem acompanhamento contra a doença

(Foto: Arquivo)

O diabetes é uma doença crônica que atinge 382 milhões de pessoas no mundo, de acordo com dados da Federação Internacional de Diabetes. A Pesquisa Nacional de Saúde de 2015, realizada pelo Ministério da Saúde, mostra que a doença atinge 9 milhões de brasileiros, o que corresponde a 6,2% da população adulta.

Já em Presidente Prudente, 13 mil pessoas recebem acompanhamento contra a doença. Desta forma, a cidade sedia a quinta edição do Fórum do Diabetes, que visa aprimorar o conhecimento sobre a Diabetes Mellitus e seu autocuidado. O evento será no dia 22 deste mês, às 16h30, na Casa do Médico.

“O Fórum de Diabetes é uma iniciativa do Departamento da Medicina Preventiva da Unimed Prudente. É um evento gratuito, aberto à população. Desta forma, o fórum tem como objetivo o aprimoramento do conhecimento sobre a Diabetes Mellitus e seu autocuidado”, diz a enfermeira da Medicina Preventiva, Marcelle Caldeira.

Com finalidade de acompanhar beneficiários com doenças crônicas, a Medicina Preventiva da Unimed Prudente dispõe de dois programas: o Programa Cardiovascular e Doce Vida, os quais contam com uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiro, educador físico, nutricionista e psicólogo. O Programa Doce Vida teve início em 2009.

Segundo Marcelle Caldeira, o Programa Doce vida é direcionado para beneficiários diabéticos, dependentes ou não de insulina. “Até novembro de 2018, o Programa Doce Vida conta com 470 beneficiários diabéticos que recebem avaliação, orientação e acompanhamento da equipe multiprofissional”, explica.

O aposentado Desidério Ferrari, 65 anos, é portador de diabetes tipo 2 há cinco anos e, desde 2016, participa do programa. “Minha vida mudou depois que comecei a frequentar quatro vezes por semana, me sinto mais disposto, durmo melhor e minha diabetes está controlada. No programa faço atividade física e tenho aula de zumba o que é muito animado”, cita.

Diabetes, ou diabetes melitus, é uma doença na qual o nível de um açúcar, chamado glicose, está alto no sangue. Isto ocorre pela deficiência de insulina, uma substância (hormônio) produzida pelo pâncreas, um órgão localizado no abdome atrás do estômago.

A principal função da insulina é fazer com que o açúcar entre nas células e seja transformado em energia para que possamos andar, respirar, pensar, etc.

No diabetes, o açúcar absorvido pelo intestino após a digestão dos alimentos é levado para o sangue, mas não consegue entrar nas células devido à falta de insulina.

Sem o açúcar, as células ficam sem sua fonte de energia e “passam fome”. E, sem poder entrar nas células, o açúcar aumenta sua quantidade no sangue causando a chamada hiperglicemia.

Existem dois tipos principais de diabetes, o tipo 1 e o tipo 2. Além deles, existem aqueles causados por medicamentos, cirurgias, doenças do pâncreas e os que ocorrem durante a gravidez. O mais comum em crianças, é o diabetes tipo 1, causado pela destruição das células do pâncreas que produzem insulina.

Serviço

A Casa do Médico está localizada na Rua Napoleão Antunes Ribeiro Homem, 432, Jardim Marupiara. (Com Assessoria de Imprensa Unimed Prudente)

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.