Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

VEM inicia busca ativa de novos casos de tuberculose em PP

Da Redação

Em 05/03/2018 às 07:18

Tuberculose afeta principalmente os pulmões, embora possa atingir outros órgãos

(Foto: Arquivo)

Nesta segunda-feira (5), a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) de Presidente Prudente inicia a primeira etapa de Intensificação de busca ativa de novos casos de tuberculose. A campanha segue até o dia 19 de março.

A busca ativa é realizada devido a doença ser infecciosa e transmissível. "É uma doença que afeta principalmente os pulmões, embora possa atingir outros órgãos, sendo um sério problema de saúde pública", explica a supervisora da VEM, Elaine Bertacco.

"A tuberculose tem cura, mas o paciente precisa fazer o tratamento rapidamente. Ele dura no mínimo seis meses, é gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde [SUS]", ressalta.

No sistema prisional, a intensificação começou no dia 19 de fevereiro. Em parceria com o programa DST/Aids, também será realizada busca ativa nos moradores de rua.

Números

Em 2016, foram registrados 44 novos casos da doença no município. Já no ano seguinte, foram 41 registros de tuberculose. Neste ano, foram registrados 12 novos casos da doença.

"A população deve estar atenta aos sintomas. A tosse por três semanas ou mais é o principal sintoma. Outros sinais são febre vespertina, suor noturno, emagrecimento, cansaço e fadiga", alerta.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.