Da Redação
Em 03/05/2010 às 11:43
No último sábado (1º), Dia Internacional do Trabalho, a Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), em conjunto com a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (Mast) promoveu pela primeira vez em Presidente Epitácio um ato de mobilização em favor da ampliação dos direitos trabalhistas e em defesa da reforma agrária.
A mobilização reuniu mais de 400 pessoas, a maioria ligada aos movimentos sociais, na Praça do Cruzeiro, onde se deu a concentração. Em seguida, com faixas de apoio à reforma agrária e redução da jornada de trabalho para 40 horas, os trabalhadores rurais e sem-terra seguiram pela Avenida Presidente Vargas em passeata, tendo a frente o presidente do Mast, Lino de Macedo.
No trajeto da passeata, acompanhado por um batedor da PM, os manifestantes, de forma pacífica, gritavam palavras de ordem em favor da reforma agrária. A passeata percorreu trajeto até o Sindicato dos Trabalhadores Fluviais e Lacustre de Presidente Epitácio, onde foi realizada uma cerimônia pelo Dia do Trabalho e encerramento, com show de música sertaneja.
Além de Lino de Macedo, o ato cerimonial contou com a presença do Dr. Álvaro Egea, que é 1º secretário e membro da executiva da CGTB, a vice-prefeita de Bauru, Estela Almagro (PT), que é pré-candidata a uma vaga na Assembleia Legislativa.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Fluviais, Osmar da Silva, o anfitrião da festa, destacou a importância da luta dos trabalhadores nas conquistas obtidas nos últimos anos.
Lino de Macedo enfatizou a importância do trabalhador estar organizado, mas reclamou da pouca representatividade no parlamento federal que faz a defesa da reforma agrária. Criticou ainda a política da reforma agrária do governo Serra no Estado de São Paulo. “Em quatros anos, apenas dois assentamentos foram realizados”.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.
