Paulo Fernandes
Em 25/02/2010 às 11:29
Com o objetivo de discutir as limitações, avanços tecnológicos, acessibilidade e quebra de barreiras, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Condef) de Presidente Prudente realiza no dia 12 de março o 5º Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência, tendo como mediador o vereador Douglas Kato (PV). O evento será realizado no Centro Cultural Matarazzo, com entrada gratuita.
Na programação estão diversas palestras com temas informativos, para que o portador de deficiência possa saber tudo que há de novo e que auxilia na sua convivência em sociedade, segundo a presidente do Condef, Talita Mative Alves. Ela diz que a informação é o principal objetivo do fórum.
“Muitos portadores não tem conhecimentos das oportunidades e inovações que os cercam. Destaco a palestra do promotor de Justiça Luiz Antonio Miguel, que enfatizará os desafios e perspectivas das pessoas com deficiência, mostrando com clareza as saídas e alternativas. Outra que cito é sobre a inclusão digital, assunto que pode mudar a vida do portador”, afirma Talita.
Conforme o mediador do evento e vereador Douglas Kato (PV), ainda existe muito preconceito por parte da sociedade em relação ao portador de deficiência. Para ele, o fórum tem papel fundamental na orientação e informação sobre os direitos e novas constituições que defendem a pessoa com necessidades especiais.
“Mesmo tendo várias informações e programas de conscientizações, ainda temos dificuldade com o preconceito e isso é algo que não vai acabar. Mas a cada dia vencemos uma luta contra o preconceito. O fórum traz informações para que os portadores de deficiência possam perceber que muita coisa já estava sendo feita para melhorar a qualidade de vida”, comenta.
De acordo com os organizadores, o evento será realizado gratuitamente e todas as pessoas podem participar. O fórum acontece no dia 12 de março, um sábado, a partir das 8h até as 12h, no Centro Cultural Matarazzo.
Veja abaixo a programação
8h – 8h30: Credenciamento
8h30 –9h30: Composição da mesa e apresentação do Hino Nacional
9h15 –9h45: Palestra "Desafios e Perspectivas da Pessoa com Deficiência", com o promotor de justiça Luiz Antonio Miguel Ferreira
9h45 – 10h15: Palestra "Inclusão Digital, Escolar e Social das Pessoas com Feficiência", com a professora e doutora da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp - Presidente Prudente), Elisa T. Mariya Schulunzen
10h15 – 10h30: Debate
10h30 – 10h45: Apresentação Cultural: APAE Presidente Prudente
10h45– 11h30: Palestra "Derrubando Barreiras para uma cidade melhor para todos", com a vereadora da cidade de São Paulo, Mara Gabrilli
11h30 – 12h00: Palestra: "Política Pública", com representante da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Flávio Augusto Werner Scavasi
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.
