Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Alunos do Núcleo There aprendem sobre cultivo na Horta Municipal

Da Redação

Em 20/04/2010 às 09:38

Vinte e cinco alunos do Núcleo There visitam nesta terça-feira (20) a Horta Municipal de Presidente Prudente com a finalidade de conhecer as técnicas de plantio e colheita desenvolvidas no local e, posteriormente, aplicá-las no mercado de trabalho e no canteiro de plantio da instituição (atualmente em implantação).

Conforme o coordenador de Agricultura e Abastecimento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedepp) Cláudio Mura, a visita ocorre em dois horários: no período da manhã, a partir das 9h, e na parte da tarde, a partir das 14h.

Conforme a supervisora pedagógica do Núcleo There, Ana Cristina Fonseca Ornellas, atualmente a instituição atende 115 pessoas, entre crianças a partir de 10 anos até pessoas na fase adulta. A grande demanda é de alunos com algum tipo de deficiência mental, no entanto, ressalta Ornellas, há também àqueles que têm limitações físicas e visuais.

Ainda segundo ela, as turmas que vão ter “o dia de campo” são formadas por jovens dos sexos masculino e feminino, com idades a partir de 17 anos. “São pessoas que estão sendo preparadas para entrarem no mercado de trabalho. Como na Horta Municipal se planta praticamente de tudo e nós estamos começando com a nossa agora, é interessante eles conhecerem sobre o funcionamento do local e verificar a mão-de-obra, materiais e equipamentos necessários. Além disso, conhecer as técnicas de colheita e plantio”, diz.

Os alunos que vão visitar os 116 canteiros da Horta Municipal, sendo todos construídos em uma área 36 mil metros quadrados para o cultivo de hortifrutis, serão divididos em duas turmas. Pela manhã, dez deles irão até o local acompanhados da professora Grazieli Oliveira Ostete. À tarde, outros 15 visitam a área, acompanhados da mesma professora. “Na verdade, todos estão sendo preparados para serem inseridos no mercado de trabalho. Assim que a gente observa que eles estão conquistando uma certa independência e autonomia nesta questão, os encaminhamos para o mercado”, completa.

Atualmente, o Núcleo There mantém parcerias com algumas empresas do município que recrutam estes trabalhadores especiais para integrarem seus quadros de funcionários.

A Horta Municipal, de acordo com o técnico agrônomo e responsável pela área, José Aparecido Nunes Sampaio, chega a distribuir semanalmente, dependendo das condições climáticas, entre 50 e 160 caixas compostas de verduras, frutas e legumes. Tais quantidades são repassadas para vários estabelecimentos, entre entidades assistenciais, escolas, creches, igrejas e hospitais. São mais de 40 tipos de produtos distribuídos gratuitamente e que beneficiam diretamente aproximadamente 10 mil pessoas, entre crianças e adultos.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.