Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Caps realiza 4 mil atendimentos a dependentes químicos em 2009

Da Redação

Em 09/01/2010 às 08:21

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) - classificado como AD (Álcool e Droga) de Presidente Prudente realizou em 2009 aproximadamente 4 mil atendimentos. A entidade é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente através da secretaria municipal de Saúde em parceria com o Ministério da Saúde. Atualmente o Caps assiste 180 pacientes dependentes químicos.

Conforme a coordenadora técnica do Caps, Mônica Tolomei Casimiro, são pacientes encaminhados pelo Poder Judiciário, Conselho Tutelar, Projeto Alerta, Hospitais Psiquiátricos, Unidades Básicas de Saúde (UBS) – Saúde Mental, entre outros. “Hoje é o único serviço especializado que trata pacientes dependentes de álcool e drogas. Temos alto índice de dependentes químicos entre a população. O trabalho realizado pelo Caps consegue amenizar os índices”, explica. 

Segundo Mônica, “são pessoas que precisam do apoio de profissionais”. O atendimento especializado do Caps é realizado pela equipe de psicóloga, terapeuta ocupacional, assistente social, enfermeira, clínico geral, médico psiquiatra, além da coordenadora.“Hoje temos cada vez mais jovens envolvidos no uso de drogas e bebidas alcoólicas. O apoio é necessário para não comprometer a família, em todos os aspectos sociais”, ressalta a coordenadora.

Inicialmente o paciente passa por uma triagem, em seguida o processo de avaliação, onde é encaminhado para consultas médicas. “No período de tratamento o paciente recebe medicação, e alimentação sem nenhum custo”, acrescenta.

Durante o tratamento o paciente recebe atendimento psicológico, orientação familiar, acolhimento, e participa do grupo socioeducativo. Além das oficinas terapêuticas, com diversos temas: oficina do movimento, memória, raciocínio lógico, costura, Beleza, Higiene Pessoal, entre outras. No grupo, são desenvolvidas atividades culturais e lúdicas. “O Caps possibilita a promoção da saúde e a possibilidade de reabilitação e inserção das pessoas na sociedade”, conclui a coordenadora. 

O prédio do Caps fica instalado na rua dos Ipês Roxo, 490, Cohab.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.