Da Redação
Em 30/04/2010 às 11:34
Devoção, demonstração de fé e emoção marcaram a chegada a da imagem de Nossa Senhora Aparecida no início da noite dessa quinta-feira (29), em Presidente Prudente. Mais de 2 mil pessoas, segundo estimativas da Polícia Militar, acompanharam o primeiro dia da peregrinação da santa na cidade.
A imagem desembarcou no Aeroporto Estadual Adhemar de Barros. De lá, a imagem foi trazida em carreata para a Catedral de São Sebastião, onde centenas de fiéis a aguardavam para uma missa campal. Nesta sexta-feira (30) e sábado (1º) os festejos católicos e alusivos aos 85 anos da igreja continuam com carreata, terço e missas.
Nessa quinta, após a missa campal, ocorreu a entronização da santa na catedral, onde até por volta das 0h ficou aberta para vigília e visitações de fiéis.
Nesta sexta-feira (30), as orações começaram antes mesmo do sol nascer. Às 6h, fiéis abriram a programação do dia com o terço das mulheres e celebração de missa. Às 9h, uma outra carreta com a imagem de Nossa Senhora, porém, desta vez, pelas principais avenidas da cidade, também foi realizada. No período da tarde, às 15h, está previsto na igreja a consagração a Nossa Senhora e benção dos idosos e doentes. O terço dos homens começa no início da noite, às 18h e, em seguida, fechando os festejos do dia, o encontro de Nossa Senhora com trabalhadores. A ação está prevista para as 19h.
Amanhã, 1º de Maio (Dia do Trabalho), continua a programação. Às 6h fiéis participam do Caminhando com Maria. Às 8h, está prevista missa e benção das carteiras dos trabalhadores. Das 9h às 15h, ocorre à visita de romarias de paróquias de Prudente. À tarde, às 15h, consagração a Nossa Senhora e encontro com as famílias. A missa de encerramento e consagração da cidade de Prudente a Nossa Senhora Aparecida encerra a programação.
Em razão destas comemorações e do grande fluxo de pessoas nelas, a Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav) interdita o trânsito na área central, nas proximidades da catedral, em horários diferenciados. Assim como ontem, hoje a interdição ocorre das 19h às 22h, e no sábado, 1º de maio, das 7h às 18h. Assim, neste horário, não há permissão para tráfego de veículos o trecho da Avenida Coronel José Soares Marcondes (em frente à catedral) e ruas que margeiam a igreja como a Tenente Nicolau Maffei, Ribeiro de Barros e Barão do Rio Branco.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.
