Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Com déficit de até 40%, hemonúcleos pedem ajuda

Carlos Hideki

Em 22/07/2010 às 15:09

Durante o período de férias, as doações de sangue caem até 30% na Santa Casa da Misericórdia e até 40% no Hospital Regional (HR), em Presidente Prudente, que recorrem a campanhas para suprir a necessidade.

“Nesse período sempre há uma queda nas doações devido às férias e ao frio”, comenta a assessora de imprensa do hemocentro da Santa Casa, Maristela Dutra, acrescentando que este déficit passa de 30% em relação a outras épocas do ano.

De acordo com Maristela, existe a necessidade de 60 bolsas por dia para atender a Santa Casa de Prudente e mais 41 cidades da região. “É preciso que em média 80 pessoas doem por dia porque muitas pessoas não conseguem devido ao uso de medicamentos, pressão alta, por não fazer o jejum necessário e também pelo uso de piercing e tatuagens há menos de um ano”, explica.

O hemocentro faz campanhas na comunidade para suprir o déficit nas doações. “Sábado foi realizada uma campanha na Casa do Médico que arrecadou mais de 100 bolsas”, afirma a assessora.

No Hospital Regional a situação é a mesma durante esta época. “No banco de sangue do HR acontece uma queda muito grande em torno de 40% a 50%”, explica o médico responsável, doutor José Antônio Bressa.

Ele completa que nesse período chega a faltar sangue e são obrigados a fazer pedidos em bancos de fora. “A falta de sangue prejudica pacientes que precisam em cirurgias e em casos mais graves”, completa.

Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 65 anos, evitar alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores à doação, estar descansado e bem alimentado. Para as mulheres é preciso ter mais de 51 kg e homens mais de 50 kg. É feito um teste preliminar e entrevista com enfermeiros antes da doação.

Serviço

O banco de sangue do Hospital Regional está localizado na Rua José Bongiovani, 1297 e atende todos os dias, das 7h ás 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Já na Santa Casa o horário de atendimento é das 7h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, com exceção de quintas, quando o horário de funcionamento é prolongando para as 19h. No sábado, o funcionamento é das 7h às 12h. O atendimento é feito na Rua Wenceslau Braz, 5.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.