Maycon Morano
Em 01/06/2010 às 10:10
Durante os jogos da Seleção Brasileira na primeira fase da Copa do Mundo de Futebol, os comerciantes de Presidente Prudente poderão escolher se vão manter as lojas abertas ou se irão fechá-las. A decisão foi tomada pelo Sindicato Patronal do Comércio da Alta Sorocabana (Sincomercio) em conjunto com o Sindicato dos Comerciários, responsável pelos trabalhadores do comércio varejista.
Foi definido que a decisão é da empresa, como explica Vitalino Crellis, presidente do Sincomercio. “O primeiro turno fica a critério da empresa. Caso o Brasil passe para a segunda fase, nós vamos nos reunir com os comerciantes para definir se as lojas vão fechar. Porém, em uma primeira conversa com eles, nenhum quer fechar não.”
O vice-presidente dos comerciários, Mauro Ribeiro da Silva, confirma a decisão e acrescenta que foi proposta uma troca com um feriado. “Aqui ninguém aceitou, mas em algumas cidades da região o pessoal trocou os dias dos jogos pelo dia 9 [de julho]”, diz, referindo-se ao feriado do Estado de São Paulo, em que se comemora a Revolução Constitucionalista de 1932.
Para corroborar a informação de Crellis, o gerente de uma loja do comércio central Luís Fernando Longaretti, afirma que o funcionamento da empresa será normal. “Não vamos fechar a loja. Mesmo porque essa decisão ficou a critério da empresa. Nos jogos do período da tarde, iremos trabalhar normalmente também”, afirma.
Já o proprietário de duas empresas no calçadão de Prudente, Celso Pinto, pontua que no período da manhã, os funcionários verão o jogo na própria loja. “Depois do jogo a gente volta a trabalhar normalmente”, acrescenta. “Na partida da tarde, os funcionários serão dispensados, não compensa voltar a trabalhar depois do jogo.”
O comerciante ainda lamenta os jogos serem em horário comercial. “São vendas que eu perco. Mesmo o comércio voltando após o jogo, dificilmente a gente consegue recuperar esse dia. Como brasileiro, a gente não queria, mas para o comércio é melhor que o Brasil não se classifique para a segunda fase”, coloca Celso.
Jogos
Na terça-feira (15), o Brasil estreia na Copa do Mundo de Futebol contra a Coréia do Norte; a partida será realizada às 15h30, hora de Brasilia. No mesmo horário, porém no domingo (20), a disputa é com os africanos da Costa do Marfim. O último jogo da primeira fase, na sexta-feira (25), às 11h, tem como adversário Portugual.
Horários
Em junho, durante a semana, o comércio de Presidente Prudente funciona normalmente, das 8h às 18h. Na quinta-feira (3), feriado de Corpus Christi, ele fecha. No sábado (5), o funcionamento, em horário especial, será das 9h às 17h.
No segundo sábado do mês, 12 de junho, Dia dos Namorados, os trabalhos também serão em horário estendido: das 9h às 17h. Nos finais de semana seguintes, o horário será o normal, ou seja, funcionamento entre as 9h e 15h.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.
