Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Crianças, adultos e gestantes têm até hoje para se vacinar

Agência Brasil

Em 02/06/2010 às 09:32

Termina nesta quarta-feira (2), de acordo com o calendário oficial do Ministério da Saúde, a vacinação contra a influenza A (H1N1) – gripe suína – de crianças maiores de 2 anos e menores de 5 anos, de adultos saudáveis com idade entre 30 e 39 anos e de gestantes. No caso das crianças, a dose é dividida, sendo que a segunda deve ser aplicada 21 dias após a primeira.

Nessa terça-feira (1º), o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou que a campanha não seria prorrogada e que será feito um balanço das imunizações ainda esta semana.

A pasta fez um alerta lembrando que o País está entrando no período de maior transmissão de doenças respiratórias – dentre elas, a gripe A – e que é essencial que os grupos mais vulneráveis estejam protegidos.

De acordo com o último balanço do Ministério da Saúde, mais de 70 milhões de pessoas receberam a vacina. A meta é imunizar pelo menos 80% dos grupos de risco, que incluem profissionais de saúde, indígenas, gestantes, jovens de 20 a 29 anos, adultos de 30 a 39 anos, doentes crônicos e crianças entre 6 meses e 5 anos.

Em 2010, foram registradas 540 internações provocadas pelo vírus Influenza H1N1 até o dia 8 de maio. Do total, 18% dos casos esteve relacionado à gestação. Foram confirmados 64 óbitos até o momento, sendo 30% em gestantes.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.