Paulo Fernandes
Em 17/02/2010 às 11:37
Com o tema “Economia e vida”, a Igreja Católica lança nesta quarta-feira (17) a Campanha da Fraternidade 2010. O lema deste ano é “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”, que, segundo o bispo da diocese de Presidente Prudente, Benedito Gonçalves dos Santos, traz uma reflexão sobre a sociedade consumista em relação aos bens que Deus nós dá. Pela terceira vez, a exemplo de 2000 e 2005, a campanha tem fundamentação ecumênica.
Em todas as dioceses do Brasil a campanha terá sua abertura oficial com a missa de Quarta-Feira de Cinzas celebrada hoje. Conforme Dom Benedito, a campanha ecumênica é organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic). O objetivo, segundo ele, é fortalecer esta mensagem para toda sociedade.
“Essa iniciativa da Igreja Católica visa agregar e fortalecer um tempo de reflexão para a dimensão social, o egoísmo do consumo, no qual poucos têm o que é de exagero e outros não têm quase nada. Desta forma e com este tema, a igreja celebra o que diz o Pai nosso, ‘o pão nosso de cada dia nos dá hoje’, lembrando das providências de Deus e não do acúmulo dos bens, ou seja, ter aquilo que é necessário”, explica o bispo.
Pela terceira vez a campanha será ecumênica. Em 2000, trouxe o tema “Dignidade humana e paz”, com o lema “Novo milênio sem exclusões”. Já em 2005 o tema discutido foi “Solidariedade e paz” e o lema “Felizes os que promovem a paz”.
As atividades da Campanha da Fraternidade 2010 serão realizadas até o próximo dia 28 de março, domingo que antecede a páscoa.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.
