Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Itaipu volta a operar normalmente

Agência Brasil

Em 11/11/2009 às 09:19

Após um blecaute que atingiu vários estados das regiões Sudeste e Centro-Oeste na noite dessa terça-feira (10), a Itaipu Binacional informou que voltou a operar em condições de normalidade na manhã desta quarta-feira (11), a partir das 6h. De acordo com a empresa,  18 unidades geradoras estão em funcionamento: nove de 60 hertz (Hz) e nove de 50 Hz.

Em nota, a hidrelétrica afirma que a produção total é de 10.450 megawatts (MW). Desses, 9.800 MW são destinados a atender o sistema integrado brasileiro e 650 MW a atender o Paraguai.

A totalidade da produção das máquinas de 60 hz – de 5.300 MW – abastece o Sistema de Transmissão de Furnas. Do total de produção das máquinas de 50 Hz, 4.500 MW atendem o Sistema de Transmissão de Furnas e 650 MW vão para o Sistema de Transmissão da Administración Nacional de Eletricidad (Ande), do Paraguai.

Uma unidade geradora de 60 Hz está em manutenção programada e outra, de 50 Hz, em stand by.

Com 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada, a usina binacional fornece 19,3% da energia consumida no Brasil e abastece 87,3% do consumo paraguaio.

A empresa reafirma que ainda não tem informações sobre o que teria causado o blecaute ocorrido em  vários estados das regiões Sudeste e Centro-Oeste, mas descarta que tenha tido origem na hidrelétrica.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.