Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Ministério analisa pedido para instalação de gasoduto em Prudente

Thiago Ferri e Paulo Fernandes

Em 05/03/2010 às 11:58

O deputado federal Talmir Rodrigues (PV) protocolou esta semana um requerimento na Câmara indicando ao Ministério de Minas e Energia a construção de um gasoduto entre Presidente Prudente e Araçatuba, para interligação energética visando a utilização de gás natural na indústria e distribuição de Gás Natural Veicular (GNV) na cidade. O parlamentar está otimista quanto ao atendimento de seu pedido. “Eu diria que as chances de viabilização são de 100%”, afirma.

Na indicação, Talmir justifica que o município de Presidente Prudente, apesar de estar próximo ao gasoduto Bolívia-Brasil, ainda não é abastecido com gás natural por meio de duto. “Assim, sua população, de mais de 200 mil habitantes, deixa de beneficiar-se das vantagens trazidas pelo energético, especialmente no que se refere a sua indústria. Enquanto persistir tal situação, milhares de empregos deixam de ser criados e a economia local sofre com a perda de competitividade em relação às cidades que já dispõem da infraestrutura necessária para receber o combustível”.

O Ministério de Minas e Energia tem 30 dias para responder o requerimento e o deputado se mostra confiante. “A probabilidade de esse projeto ser viabilizado eu diria que é de 100%, porque é uma realidade próxima de Presidente Prudente e que vem dando certo em outras cidades com o mesmo porte.”

Talmir defende que a interligação com Prudente é viável porque a estação de entrega de Araçatuba situa-se a cerca de 170 km de distância. “Além disso, constata-se que existe disponibilidade de gás natural, uma vez que, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o gasoduto Bolívia-Brasil tem operado com grande folga. No ano de 2009, transportou uma média diária de 22,2 milhões de metros cúbicos, ante uma capacidade de 30 milhões de metros cúbicos por dia. Para o futuro, as perspectivas de oferta são ainda mais favoráveis, em razão das reservas do pré-sal”, consta na indicação do deputado.

De acordo com o artigo 4º da Lei 11.909/2009, a chamada Lei do Gás, é atribuição do Ministério de Minas e Energia propor os gasodutos de transporte que deverão ser construídos ou ampliados. “Por isso, precisamos de uma resposta positiva do ministério para a elaboração de um projeto que deve ser aprovado na Câmara dos Deputados através do orçamento da União”, cita.

Talmir explica que, com a aprovação do Ministério de Minas e Energia e aprovação da Câmara, o primeiro passo é a elaboração de um projeto de viabilidade que determinará a melhor maneira de construção, trajeto e custo. “Existe muito gás que pode ser usado. Vejo aqui em Brasília, onde a população usa muito. Então queremos essa alternativa também para a região de Presidente Prudente, que pode representar até mesmo economia para o consumidor”, diz.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.