Da Redação
Em 18/03/2010 às 11:32
O Museu e Arquivo Histórico Municipal “Prefeito Antônio Sandoval Netto” de Presidente Prudente inicia nesta quinta-feira (18) as inscrições para o curso gratuito sobre a história de Presidente Prudente. Os interessados têm até o dia 9 de abril para efetuar as inscrições no local. O curso tem a duração de três meses e as aulas devem começar no dia 17 de abril.
De acordo com o historiador e diretor do museu, Ronaldo Macedo, o objetivo do curso é incentivar a comunidade a conhecer a história e memória da cidade, além de apresentar importância de Presidente Prudente no processo histórico, social, econômico, regional, estadual e nacional. “Queremos mostrar a trajetória da cidade e a relação na formação histórica do sudoeste paulista”, enfatiza.
As aulas são realizadas aos sábados, com opção em dois períodos: das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Para cada período são disponibilizadas 25 vagas, no total são oferecidas 32 horas-aula. “Durante o curso, vamos resgatar a história dos fundadores e a sua participação na história do Estado de São Paulo e do País. Apresentar os símbolos do crescimento econômico e da formação social de Presidente Prudente”, explica.
De acordo com o historiador, o curso é desenvolvido sob a forma de aulas-debate, com temas sobre a história das cidades pré-selecionadas e em seqüência cronológica e de importância para o entendimento do processo de formação, instalação e desenvolvimento do município.
O curso é composto pelos seguintes módulos: A colonização e o avanço para o interior; A expansão para o planalto ocidental paulista; O povoamento do sudoeste e a fundação da cidade; Organização econômica e social; Desenvolvimento urbano; Estrutura política e símbolos municipais.
“Após a fase informativa, será feita uma visita monitorada ao acervo do museu para esclarecer quanto sua importância, além da forma de exposição e significação das peças de memória na história da cidade, bem como o critério de valorização”, comenta Macedo.
Ao final do curso, serão conferidos certificados de participação aos inscritos que tenham de 80% a 100% de frequência.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.