Da Redação
Em 22/12/2010 às 09:57
A partir dessa quinta-feira (23), 878 detentos do regime semi-aberto de unidades prisionais da região de Presidente Prudente vão deixar os presídios beneficiados com as saídas temporárias de Natal e Ano Novo. Destes, 455 vão ser monitorados através das tornozeleiras eletrônicas até o dia 3 de janeiro, data marcada para retornarem às unidades.
Em todo o Estado, 4.635 detentos serão monitorados eletronicamente. O sistema será descentralizado, com as Coordenadorias Regionais de Unidades Prisionais fazendo o controle dos presos de sua região.
Cada tornozeleira será identificada por um número e a empresa que prestará o serviço de monitoramento não terá acesso à identidade do reeducando - tal acesso será exclusivo do Departamento de Inteligência da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).
"Serão esses núcleos regionais que acionarão a Polícia Militar em caso de evasão, quebra ou violação do equipamento", declarou o secretário de Administração Penitenciária, Lourival Gomes.
Caso o lacre do aparelho que fica preso ao corpo do reeducando seja rompido, o setor de inteligência identificará a qual sentenciado corresponde aquele número e avisará a Polícia Militar para que faça sua captura. O reeducando recapturado perde o benefício do semiaberto e volta ao regime fechado.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.