Paulo Fernandes
Em 26/05/2010 às 09:48
Acontece nesta quarta-feira (26), em Presidente Prudente, o Dia do Desafio, evento que tem como objetivo estimular a prática regular de atividades físicas em benefício da saúde. A Secretaria Muncipal de Esporte (Semepp) realiza, desde às 7h, monitorias em escolas municipais, estaduais e empresas da cidade. O Sesc Thermas de Prudente também tem programação especial.
Realizado todos os anos, o evento ocorre até as 21h desta quarta-feira e Prudente, este ano, concorre com a cidade de Pénjamo, do México.
O Dia do Desafio é mundial e propõe às pessoas que interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem qualquer tipo de atividade física durante 15 minutos consecutivos, ao logo do dia, como caminhada, passeio ciclístico, corrida, atividades dirigidas para crianças, adultos, pessoas da terceira idade e pessoas com deficiência, gincanas, jogos, escalada esportiva, cama elástica, atletismo e natação.
Segundo a professora de educação física da Semepp e uma das organizadoras do evento, Rosalina Rodrigues Coelho, a competição é saudável entre as cidades e estimula a participação. “O objetivo é bem direto. Praticar atividade física. No dia-a-dia, muitos não têm esta oportunidade. Sem dúvidas que os exercícios, por mais simples que forem, ajudam na qualidade de vida”, afirma.
De acordo com ela, a prática ocorre nas escolas municipais, estaduais e também no Sesc Thermas. “Algumas realizam por conta própria, outras pediram a ajuda da Semepp. Disponibilizamos 10 estagiários de educação física para conduzirem as atividades”, cita.
A Escola Municipal Giseli Dalefi, a maior da rede municipal com mais de 800 alunos, foi uma das que participou na manhã desta quarta-feira do Dia do Desafio. Cerca de 400 alunos e funcionários fizeram atividade aeróbica durante 15 minutos. Para o período da tarde está programada atividade física com o mesmo objetivo, atendendo também cerca de 400 alunos.
Presidente Prudente, com 207.725 habitantes, compete este ano com a cidade de Pénjamo, que tem 138.157 habitantes e se localiza no estado mexicano de Guanajuato. A definição se deu em sorteio realizado no Sesc Pinheiros, em São Paulo. “A cada ano mais cidades de todo o mundo se unem para a prática de atividade física”, ressalta Rosalina.
Serviço
Mais informações de como participar pelo telefone da Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente (Semepp), pelo fone (18) 3221-2746 ou (18) 3221-6647. Para saber programação do Sesc Thermas clique aqui.
*Atualizada às 11h25
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.
