Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Pesquisa traça perfil de consumo da nova classe média

Da Redação

Em 07/12/2010 às 16:52

Devido à ascensão das classes C e D na economia brasileira, bem como o seu potencial de consumo, pesquisas relacionadas a esse público são necessárias. Dentro deste contexto, alunos do 4º termo do curso superior de tecnologia em Gestão Comercial da Unoeste, através do tema “O perfil de consumo da nova classe média em Presidente Prudente e região”, buscaram informações sobre as características desse mercado consumidor.

Os dados foram apresentados neste mês, durante o 4º Seminário de Iniciação Científica. De acordo com o coordenador da graduação, professor Wilson Roberto Lussari, foram apresentados nove trabalhos que contaram com a participação de 40 alunos. “São estudos desenvolvidos nas disciplinas de Metodologia da Pesquisa Científica e Trabalho Científico que representam a conclusão do curso destes acadêmicos”, explica.

Uma das professoras orientadoras, Sonia Sanae Sato, destaca que os resultados comprovaram que um dos principais fatores que influenciam no processo de decisão de compra é a facilidade de acesso ao crédito, assim como a opção de realizá-la de forma parcelada.

“Constatou-se ainda que a maioria dos estudantes pertencentes às classes C e D já estão no mercado de trabalho e que em decorrência disto conseguem financiar seus próprios estudos, sendo que um dos principais motivos que os levaram a ingressar no Ensino Superior foi a busca pelo aprimoramento profissional”.

Segundo ela, em relação às estratégias para a captação e retenção desse novo mercado consumidor, verificou-se a adoção por parte das empresas de serviços diferenciados. “Como, por exemplo, a elaboração de manuais de orientação para os clientes de forma a aprimorar e orientar o atendimento dessa nova demanda”, completa Sonia.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.