Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prefeito assina PL que cria plano de carreira das ADI's

Maycon Morano

Em 19/11/2010 às 15:35

Nesta sexta-feira (19), o prefeito de Presidente Prudente, Milton Carlos de Mello (Tupã, PTB), assinou o projeto de lei que cria o plano de carreira das Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADI’s) do município. Uma comissão das profissionais estava presente no Paço Municipal para acompanhar o ato que beneficiará 453 trabalhadores da categoria.

De acordo com o chefe do Executivo, o projeto será votado pela Câmara Municipal até o dia 29 desse mês. Será colocado em votação em primeiro turno e, em seguida, aberta uma sessão extraordinária para apreciação em segundo turno. A tendência é que o projeto seja colocado em pauta somente na última sessão ordinária do ano legislativo, já que na próxima segunda-feira (22) deve ser votado o orçamento do município para 2011.

O prefeito explica como o projeto foi elaborado. “Após a solicitação das ADI’s para que elas nos contassem o que acontecia em relação a carreira delas, sentei com o Marcos [Vinha, vice-prefeito] e com os secretários de Administração [Alberico Bezerra de Lima], Educação [Ondina Barbosa Gebasi] e Assuntos Jurídicos [Amadis de Oliveira Sá] para vermos o que seria possível fazer dentro das nossas possibilidades”, lembra Tupã.

Ele afirma que para a criação do plano de carreira foi necessário realizar um estudo. “Fomos até onde o município poderia ir. Mais que isso seria irresponsabilidade. Apesar do impacto financeiro, esse plano é importante porque as ADI’s estão tendo seu trabalho reconhecido”, diz o chefe do Executivo.

Sobre a importância deste projeto, a secretária de Educação fala em reorganização de carreira. “Isso é de fundamental importância para elevarmos a qualidade do atendimento. Além de ser uma motivação a mais para o funcionário”, pontua Ondina.

“Estamos dando oportunidade para que elas tenham esperança e vislumbrem um crescimento ao servir melhor”, lembra. “Além dessa parte motivacional, com a reorganização da carreira elas terão mais oportunidades de se aperfeiçoar”, acrescenta a secretária de Educação.

Há 15 anos como ADI na da Emei Ondina Quirino Barbosa, Maria Euzice Passos Tofano, representante da comissão das profissionais que estavam na Prefeitura, recorda que o plano de carreira "é uma luta de 17, quase 18 anos". "E nada havia sido feito. Nossos direitos eram concedidos apenas esporadicamente. A partir de agora, teremos eles garantidos por lei”, comemora.

Ao final da conversa com o prefeito, ela avisou que ainda irão cobrar outras melhorias. “Não é o que nós gostaríamos hoje. Não é o ideal, mas pelo menos nós temos um caminho para lutar mais”, diz Maria Euzice.

Projeto

O projeto de lei muda a denominação de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil (ADI) para educador infantil e estabelece nova tabela de salários, que tem o valor variável entre 11 referências, e vai de R$ 740,94 a R$ 1.206,84; reduz a jornada de trabalho de 40 horas para 32 horas semanais; e apresenta uma carreira com programa de progressão de referência que é prevista a cada cinco anos e leva em conta a qualificaçãoe atualização profissional, desempenho e assiduidade.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.