Da Redação
Em 19/11/2010 às 17:31
Por conta das proximidades das festas de fim de ano, a Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco) estima que o volume de lixo aumente em Presidente Prudente. Com isso, cresce também a preocupação com o pessoal que trabalha na coleta de resíduos devido aos riscos de acidentes ocasionados pelo descarte incorreto de materiais perfurocortantes.
Para prevenir que nesta época do ano o quadro de funcionários da coleta de lixo – atualmente composto por cerca de 75 profissionais, entre motoristas e coletores – seja reduzido em razão do afastamento por lesões graves, a empresa de economia mista pede a colaboração da população prudentina na hora de descartar o lixo urbano.
O trabalho de conscientização para o descarte correto e seguro de materiais cortantes continua para que a empresa não volte a viver o drama que passou em junho deste ano, quando 10 coletores precisaram ser afastados simultaneamente de seus postos de trabalho, devido a lesões, em um espaço de 20 dias.
Segundo o encarregado pela coleta de lixo no município, José Amarildo Rubini, a intenção é encerrar o ano e começar o próximo da forma como opera a equipe atualmente: completa. “Hoje não temos nenhum coletor afastado por lesão em razão do apelo que fizemos no meio do ano. Esperamos continuar assim, por isso a apelo se faz necessário”, frisa.
Rubini dá algumas dicas que como se desfazer de materiais cortantes, de modo que o coletor não seja prejudicado na hora do recolhimento.
“A gente sempre orienta o seguinte: quando for se desfazer de materiais cortantes, que os embale em papel jornal ou em caixas de papelão, visando à segurança de quem vai manuseá-los posteriormente. No caso de vidro, até embalagem pet serve para o descarte com segurança. Basta cortá-la em sua parte superior, colocar o vidro dentro e depois tapar com a própria parte cortada, de forma contrária. Isso possibilita o encaixe”, orienta.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.