Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudente cria Plano Viário 'para não repetir erros'

Maycon Morano

Em 09/12/2010 às 12:09

Com seu evidente crescimento, Presidente Prudente está criando um Plano Diretor do Sistema Viário contendo soluções estruturais que devem desafogar o trânsito do município e, principalmente, apontar os erros para não repeti-los na expansão da cidade, segundo o próprio secretário de Assuntos Viários (Semav), Luiz Abel Gomes Brondi.

Em entrevista ao Portal, ele conta que o plano deve ser apresentado “o mais rápido possível”. “Teremos mais uma ou duas reuniões junto com as secretarias de Planejamento e Obras para finalizar. Já estamos lançando isso no arquivo digital e queremos até mesmo entrar na questão de lei junto à Câmara”, adianta, citando a possibilidade de concluí-lo em janeiro próximo.

O projeto deve conter, inclusive, um estudo acerca da viabilidade de radares eletrônicos na cidade, além de questões como a necessidade de criação ou ampliação de avenidas, desapropriação de áreas, proibição de estacionamento e abertura de ruas  que irão contemplar as áreas que devem expandir com o crescimento de Prudente. 

“[O projeto] é principalmente voltado para os locais que, em potencial, existe a expectativa de interesse e desenvolvimento habitacional e empresarial”, expõe Brondi. “Estamos analisando os problemas que existem hoje, como no fluxo, e suas soluções para que não sejam cometidos no futuro”, acrescenta.

Questionado se um destes lugares seria a região do aeroporto, o secretário confirma. “O plano do sistema viário tem um foco de muita prioridade naquele local.”

Com o prolongamento da Avenida Coronel Marcondes, aquela região se desenvolveu. Houve o loteamento de condomínios fechados e a ida de uma universidade. Tanto que, recentemente, o vereador Clóvis de Lima
solicitou um estudo sobre a possibilidade da extensão, também, da Avenida Brasil, no mesmo sentido.

Além disso, a prevenção gerada pelo Plano Viário irá contemplar o que deve ser o futuro Centro Administrativo de Presidente Prudente, com a transferência dos Três Poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário - para o local. Todas as secretarias ficarão lado a lado, com o gabinete do prefeito à frente. A ideia adotada foi a mesma do Congresso Nacional em Brasília, incluindo o conceito
arquitetônico. Esta área fica num terreno de 30 alqueires (726 mil metros quadrados), ao final da Avenida Coronel José Soares Marcondes, ao lado do Aeroporto Estadual Adhemar de Barros.

Abel ainda explica que este plano é criado em conjunto por engenheiros das três Pastas envolvidas. “Eles estão há muito tempo trabalhando no Poder Público. Têm muito conhecimento da topografia das áreas que têm condição ou não de serem desenvolvidas, já que é preciso saber se estaríamos invadindo alguma Área de Preservação [Permanente APP], por exemplo”, pontua.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.