Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Rio Paranapanema recebe soltura de 490 mil peixes

Da Redação

Em 16/04/2010 às 15:05

O Rio Paranapanema receberá 490 mil curimbatás jovens este mês. As solturas dos peixes acontecem até 28 de abril, entre os reservatórios das hidrelétricas Jurumirim, Salto Grande, Capivara e Rosana, operadas pela Duke Energy. A ação faz parte do Programa de Manejo Pesqueiro da empresa e, somada às efetuadas no primeiro trimestre, totaliza 1 milhão de peixes soltos em 2010.

 

No segundo semestre serão soltos outros 500 mil pacus, completando o cronograma anual de solturas. De acordo com o biólogo da usina e coordenador do programa, Norberto Vianna, estão sendo reproduzidas para repovoamento do rio neste ano as espécies piracanjuba, curimbatá e pacu-guaçu. “São peixes de piracema que têm grande importância para a economia e cultura da pesca no Paranapanema, tanto amadora como profissional”, justifica.

 

Vianna explica que cada espécie se reproduz num período do ano. “No início tivemos as piracanjubas, agora os curimbatás e, por fim, os pacus encerrando as ações do programa em 2010”, pontua o biólogo. Segundo ele, são peixes com capacidade de formar populações sustentáveis, reproduzindo-se e adaptando-se plenamente à vida no Paranapanema.

 

O trabalho de pesquisa e reprodução de peixes é realizado na Estação de Hidrobiologia e Aquicultura, por meio da parceria entre a usina e a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Luiz Meneguel. Localizada junto à usina Salto Grande, a estação possui laboratórios para análises da água e reprodução de peixes, tanques de larvicultura e 53 tanques de alevinagem e estocagem de matrizes que ocupam uma área de 22 mil metros quadrados.

 

Até dezembro a companhia completará 1,5 milhão de peixes de espécies nativas colocados em seus reservatórios, contribuindo para a reposição do estoque pesqueiro da bacia do Paranapanema. Desde que foi iniciado, em 2001, o programa já soltou mais de 15 milhões de peixes jovens no Paranapanema.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.