Paulo Fernandes
Em 09/01/2010 às 10:33
De acordo com o médico responsável pela equipe de transplante da Santa Casa em Prudente, Édson Rikio Sudo, o motivo da redução da demanda é a eficiência na captação da córnea.
“Nossa região é dependente da cidade de Marília, então nós recebemos a doação aqui e encaminhamos até lá para que o tecido seja retirado com alta tecnologia. Esta é uma medida para não perder as córneas”, explica.
Conforme o cirurgião, qualquer paciente que necessite de uma doação deste tipo não precisa mais esperar na fila. A quantidade de estoque é significativa e, isso beneficia muito nossa região.
“Em 2009, muito pacientes esperavam até seis meses na fila. Hoje o transplante é rápido. A região de Prudente e a de Marília estão sendo beneficiadas com esta realidade, tanto que é provável nossa colaboração com a Secretaria Estadual de Saúde na exportação de córneas para outros estados”, afirma ele.
A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo irá exportar pela primeira vez, córneas para transplantes em outros estados do Brasil. A informação foi divulgada no início deste mês no site oficial da Secretaria que atribuiu esta medida ao volume de tecidos em estoques de algumas cidades do Estado. Desde o início do mês, 54 córneas foram encaminhadas a outros estados. Desse número, 30 foram para o Rio Grande do Norte, 11 para o Maranhão, sete para o Acre e seis para Estado do Pará.
Em 2009, dos 5.686 transplantes do tecido realizados no Estado de São Paulo 24,7% eram de pessoas residentes em outros estados. Só o Rio de Janeiro respondeu por 10,5% das cirurgias.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.
