Paulo Fernandes
Em 24/03/2010 às 15:53
A princípio, o projeto prevê que todo o Parque do Povo seja beneficiado com sistema, ao investimento total de R$ 100 mil. No entanto, segundo o secretário municipal de Tecnologia Rogério Marcus Alessi, a primeira etapa foi concluída com a implantação da internet sem fio no trecho entre o CIT e a rotatória do Prudenshopping, que custou cerca de R$ 50 mil.
“Ainda estamos fazendo os ajustes finais, mas o sinal já está liberado. Não é necessário senha e nem cadastro”, afirma Alessi.
De acordo com ele, este trabalho está dentro do projeto de inclusão digital do município e, para segurança, o IP de cada computador é registrado pelo sistema e pode ser bloqueado, caso não esteja usando a rede com fins de pesquisa, estudo e entretenimento. “Desta forma, podemos controlar o uso da internet que, por ser rede pública, é necessário maior cuidado. Sites pornográficos também são bloqueados.”
A antena que transmite o sinal de wireless está instalada na sede da CIT e pode chegar até 1.000 metros de distância. Conforme o secretário, o próximo passo da Prefeitura é construir um quiosque, com tomadas e bancada, para acomodar as pessoas que quiserem acessar a internet gratuita no local. “Essa é uma proposta que está sendo analisada pela Secretaria Municipal de Planejamento. O projeto prevê um local com aproximadamente 30 metros e nove bancadas”, comenta.
Em janeiro deste ano, o Portal antecipou que o Parque do Povo receberia o sinal de internet gratuita em até dois meses. Já em fevereiro, foi noticiado que todo o material já havia sido implantado com o sistema de roteadores, antenas, rádio e servidores.
Outros locais
Além do Parque do Povo, outros pontos em Prudente já disponibilizam o sinal de wi-fi, como o Centro Cultural Matarazzo, que oferece um infocentro e um telecentro com 30 computadores fixos e, recentemente, foi instalado dois computadores para portadores de deficiência visual, além de wireless indoor na biblioteca. Também o Terminal Rodoviário do município já oferece o mesmo serviço.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.
