Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Três cidades da região terão sistema de gestão ambiental

Paulo Fernandes

Em 03/03/2010 às 17:59

Os municípios de Marabá Paulista, Mirante do Paranapanema e Salmourão serão os primeiros a receber a implantação do sistema de gestão ambiental, que pretende adequar ambientalmente os serviços da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) em relação ao tratamento de água e esgoto, cuidados com a mata ciliar, extinguindo, por exemplo, a eliminação de resíduos sem tratamento. 

Até esta quinta-feira (4), a companhia está oferecendo, em Presidente Prudente,  um curso de interpretação e formação de auditores internos das normas da ISO 14.001, que se refere ao Sistema de Gestão Ambiental, para 30 funcionários, entre eles, gerentes e superintendentes. 

O sistema de gestão ambiental é um mecanismo que regulariza a forma e princípios dos trabalhos realizados pela Sabesp, segundo o consultor em Sistema de Gestão Integrada, Mário Rogério Pontes, que informa estar adequando a companhia, desde março de 2009, nas exigências internacionais que se referem a compromissos com o meio ambiente para receber a certificação de conformidade aos requisitos das normas.

“O objetivo do sistema é garantir a destinação adequada de 100% dos resíduos, para que possamos obter a certificação do ISO 14001", cita Pontes. 

"O material terá que ser coletado, tratado e destinado ao aterro sanitário do município. Isso também funciona como efeito-cascata para que os municípios que não tenham aterro se mobilizem nesse sentido. Ou seja, o sistema traz benefícios em cadeia. E isso é só um exemplo de muitos outros que virão com esta implantação”, completa.

Outro ganho com o sistema é um maior cuidado com as matas ciliares. As margens das cursos d’água – local onde é lançado o esgoto tratado – serão reflorestadas, conforme o consultor ambiental. "Nosso objetivo é a qualidade de vida, por isso também teremos o gerenciamento de produtos químicos, ou seja, somente poderão ser comprados de empresas certificadas. O mesmo em relação à madeira, que só poderá ser comprada com certificado de procedência. Ainda teremos o controle de emissão de gases poluentes. Neste caso, nossos veículos passarão por inspeção rigorosa e periódica", cita.

Na região, a implantação nos três municípios será feita em dois lotes. Os dois primeiros a receberem o sistema serão: Mirante do Paranapanema e Salmourão, em maio deste ano. O segundo lote será em novembro e beneficiará a cidade de Marabá Paulista.

De acordo com o gerente do Departamento de Gestão Ambiental da Sabesp, engenheiro José Ricardo Rodrigues, o sistema está sendo implantado aos poucos em todas as unidades da companhia. A princípio, o custo para esta implantação é de R$ 300 mil, inicialmente em oito municípios sendo três da região e cinco de regiões vizinhas. São eles: Parnaso (distrito de Tupã), Pedrinhas Paulista, Quintana, Oriente e Oscar Bressane.

“O objetivo da Sabesp é implantar o sistema em todas as suas unidades. Em Presidente Prudente, a expectativa é que seja realizado no primeiro lote de 2011”, ressalta Rodrigues.

*Atualizada às 11h43 de 4 de março

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.