Da Redação
Em 05/09/2023 às 20:42
Intervenções foram realizadas apenas no prédio onde funcionava o antigo matadouro, que é datado de 1929
(Foto: Rodolfo Viana/Secom)
Após quase sete meses de reformas, o Museu e Arquivo Histórico ‘Prefeito Sandoval Netto’ será reaberto para visitação no aniversário de Presidente Prudente. Para marcar a data, no dia 14 de setembro, haverá programação cultural, além de praça de alimentação, a partir das 18h.
Durante o período que ficou fechado, o Museu contou com a reforma do salão de exposições, adequações de acessibilidade, além da aquisição de equipamentos que servirão para digitalizar o acervo de papel, como documentos e jornais.
A revitalização foi possível diante do empenho da diretora do Museu Municipal, Valentina Romeiro Flores, e do 'grupoDEArquitetura', coordenado pela arquiteta Cristiana Pasquini, que pleiteou e conquistou o recurso por meio de edital da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Programa de Ação Cultural (ProAC) e Conselho de Arquitetura. Ao todo, foram quase R$ 600 mil investidos.
As intervenções foram realizadas apenas no prédio onde funcionava o antigo matadouro, que é datado de 1929. Com a reforma, será ampliado o número de peças expostas, sendo que o espaço contará com tecnologia para promover a interação com o público. Para tal, foram adquiridos notebooks, televisores, kit multimídia e Skanner A0.
A nova expografia promete ser moderna e acessível ao substituir a anterior, que ficou exposta por 40 anos, desde 1975. O local será dividido em quatro temáticas, que contarão sobre a história do prédio, a história de Prudente como capital do Oeste Paulista, personalidades, conquistas do esporte, povos indígenas originários da região, entre outros.
Programação
No dia da reabertura, haverá a participação de foodtrucks da cidade na área verde do Museu. No local, terá ainda apresentação do Projeto Guri a partir das 18h, da Orquestra da Viola, às 19h30, e o especial Coldplay, às 21h.
Projeto na gaveta
Acanhado para o volume de objetos e documentos guardados, o Museu Municipal ganhou um projeto de reforma e ampliação assinado pela arquiteta Cristiana Pasquini. A proposta apresentada em 2019 prevê um jardim suspenso, além de dois novos prédios.
Um dos prédios dedicado a abrigar todo o acervo de pesquisa do museu, como jornais, revistas, mapas, plantas e documentos históricos, além da ala administrativa. Já o segundo prédio para abrigar anfiteatro, salas de aula e de reuniões e espaço para exposições de arte.
Apesar de contar com a doação do projeto, a Prefeitura ainda não fomentou recursos para a implantação da obra.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.