Da Redação
Em 12/07/2023 às 10:14
Na oficina, as crianças aprenderam sobre a diversidade dos povos indígenas brasileiros, além do conceito do grafismo dentro da cultura indígena
(Foto: Talita Galindo)
A primeira oficina realizada no Projeto ‘Férias’ no Centro Cultural Matarazzo, que teve início esta semana, foi a de ‘Introdução ao grafismo indígena’, ministrada pela arte educadora Talita Galindo. A atividade atendeu cerca de 20 crianças de 6 a 8 anos.
Na oficina, as crianças aprenderam sobre a diversidade dos povos indígenas brasileiros, além do conceito do grafismo dentro da cultura indígena. "Para depois reproduzirem em conjunto com alguns dos padrões em formato de painel", diz Talita.
Além disso, manusearam os frutos jenipapo e urucum, bases para as tinturas corporais mais utilizadas pelas etnias indígenas. "É importante pensar em práticas educativas que trabalhem temas de afirmação cultural, principalmente de culturas historicamente apagadas, que pertencem às nossas raízes, e que constituíram nossa identidade enquanto povo brasileiro", comenta.
Férias no Matarazzo
Ainda é possível participar das atividades livres promovidas pelo projeto durante as férias escolares, como a contação de histórias e cinema. A programação segue até sábado (15), em diversos espaços do Centro Cultural Matarazzo.
Veja os horários
Quarta-feira (12), às 14h: Cinema com pipoca, com a exibição do filme ‘As múmias e o anel perdido’, na sala de cinema Condessa Filomena Matarazzo (100 lugares);
Sexta-feira (14), às 10h: Contação de histórias, no Espaço Armazém, com Cida Santos e Sula;
Sábado (15), às 14h: Cinema com pipoca, com a exibição do filme ‘O gato de botas 2’, na sala de cinema Condessa Filomena Matarazzo (100 lugares).
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.