Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Matarazzo recebe exposições sobre Rubens Borba e Consciência Negra

Da Redação

Em 12/11/2023 às 16:19

Na Galeria Takeo Sawada, a exposição 'Origem da Trança' celebra o mês da Consciência Negra

(Foto: Rodolfo Viana/Secom)

No Centro Cultural Matarazzo, os visitantes podem conferir duas exposições que ocorrem simultaneamente: a do artista plástico David Cardoso, ‘Origem da Trança’; e a de "Rubens Borba de Moraes: um protagonista invisível".

Na Galeria Takeo Sawada, a exposição 'Origem da Trança' celebra o mês da Consciência Negra. Foram expostos 32 trabalhos elaborados por David, que utiliza da técnica artesanal de colagem, com elementos simples como papel, barbante e tinta. 

A exposição pode ser visitada de segunda a sábado, das 8h30 às 22h; aos domingos e feriados, das 16h às 22h. A exposição segue até o dia 30 de novembro.

Dia da Consciência Negra

No dia 20 de novembro, é celebrado o Dia da Consciência Negra visando reconhecer a luta dos negros, sua cultura e contribuições para a constituição da sociedade.

A origem da consciência negra surgiu nos anos 70, com o surgimento de grupos de luta contra o racismo, como o Grupo Palmares e Movimento Negro Unificado, que estudavam, pesquisavam e dialogavam com outros ativistas, promovendo ações em prol do combate ao racismo.

A data 20 de novembro foi escolhida para marcar este dia importante, pois é a data de morte do líder Zumbi dos Palmares, chefe de um dos maiores quilombos do país, sendo ele o Quilombo dos Palmares. Zumbi se tornou um dos maiores símbolos da luta e resistência contra a escravidão de sua época.

Protagonista invisível

Já a exposição itinerante "Rubens Borba de Moraes: um protagonista invisível" apresenta um pouco sobre a história de vida do modernista e revolucionário bibliotecário Rubens Borba, precursor da Biblioteconomia no Brasil e incentivador da leitura e da cultura.

Depois de passar pelas principais galerias de arte nos centros culturais mais importantes do Brasil, a exposição estará disponível para visitas até o dia 23 de janeiro, em Prudente.

A mostra é organizada pela Unesp de Prudente, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (Secult). A curadoria é de Silvana da Silva Antonio Arduini e Nicholas Simão Betoni.

Rubens Borba de Moraes

Nascido no dia 23 de janeiro de 1899, Rubens foi um bibliográfico brasileiro reconhecido como uma figura importante no campo da biblioteconomia e deixou contribuições significativas para a preservação e catalogação de livros raros e documentos históricos.

Borba desempenhou um papel ativo no movimento modernista, participando com figuras proeminentes da época como Manuel Bandeira e Mário de Andrade, sendo um dos organizadores da Semana de Arte Moderna de 1922.

Ao longo de sua carreira, dirigiu a Biblioteca Nacional e foi contratado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para dirigir o Serviço de Informações e a Biblioteca em Paris e Nova Iorque, permanecendo neste cargo até sua aposentadoria.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.