Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Pinacoteca Municipal abre exposição de acervo com “prêmios aquisição”

Da Redação

Em 15/08/2023 às 18:54

Exposição conta com obras do acervo, em sua maior parte dos “prêmios aquisição” recebidos pelos artistas participantes dos Salões de Arte

(Foto: Secult)

A Pinacoteca Municipal ‘Laert Bueno Junior’, do Centro Cultural Matarazzo, recebe uma nova exposição em seu acervo, com a curadoria de Antônio Roberto Ruffino. A entrada é gratuita.

Aberta ao público neste mês, ela conta com obras do acervo, em sua maior parte dos “prêmios aquisição” recebidos pelos artistas participantes dos Salões de Arte de Presidente Prudente.

Os Salões de Arte oficiais no Brasil se originaram com a “Exposição Geral”, ocorrida em 1840, que passou a se chamar Salão Nacional de Belas Artes a partir da República.

 Em 1940, dividiu-se em seção de Belas Artes e Moderna. Já, em 1978 surgiu o Salão Nacional de Artes Plásticas, num outro formato, onde eram reunidos num mesmo espaço as tendências plurais da arte brasileira, que ocorreu até 1990 sob a direção da Funarte.

"A Exposição Geral proporcionou uma experiência democrática e única, aberta a todos os artistas, independentemente de sua formação artística. Assim, iniciantes e grandes mestres mostravam seus trabalhos na mesma mostra e eram vistos pelas autoridades e pelo povo. Dessa maneira, todo aquele que se destacava em sua manifestação artística poderia expor seus trabalhos. Essa abertura proporcionou avanços na produção artística nacional", explica Ruffino.

Os Salões de Artes Plásticas em Presidente Prudente foram realizados entre os anos de 1978 e 1997. A partir de 1986, o Salão passou a ser bienal, ou seja, realizado a cada dois anos. 

Assim, a 1ª Bienal de Artes Plásticas em Presidente Prudente foi realizada no período de 23 de agosto a 21 de setembro de 1986, na Pinacoteca do Palácio da Cultura “Dr. Pedro Furquim”, na Avenida Washington Luís, que hoje abriga a Câmara Municipal.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.