Da Redação
Em 09/03/2017 às 16:43
Mostra expõe obras da artista ampliadas em outdoors dentro e fora do Sesc Thermas
(Foto: Divulgação)
A partir desta sexta-feira (10), o Sesc Thermas de Presidente Prudente será ocupado pelas obras da artista visual e publicitária Vânia Mignone, de Campinas (SP).
Ampliados no tamanho de outdoors, os trabalhos compõem a instalação artística "Eu poderia ficar quieta mas não vou" e ficam expostos em três painéis montados no bosque, além de duas placas já existentes na cidade.
Em cartaz até o dia 11 de junho, a nova instalação artística fica aberta à visitação gratuita de terça a sexta, das 8h às 19h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h30.
Serão instalados cinco outdoors, sendo três nas dependências do Sesc Thermas e dois nas proximidades da unidade, com imagens reproduzidas de trabalhos desenvolvidos para este fim.
Por suas novas dimensões e localização na cidade, as pinturas passam a ter efeito cinematográfico, como um filme sendo visto a céu aberto, paralisado na melhor cena, para que o público possa sentir seus efeitos e entender seus significados.
Os materiais iniciais do trabalho de Vânia são muito simples, como tintas e papéis de baixo custo, catálogos de exposições realizadas pela artista e reutilizados. A sofisticação está nas situações instigantes que Vânia cria, em como nos coloca em contato com a solidão, a importância do sensível e seus desdobramentos em nossas vidas, nas conexões e afetações a que estamos sujeitos.
Ao fazer uso de outdoors para expor seu trabalho, o que é privado se torna público e agigantado para que todos saibam. Onde deveria haver um apelo comercial, há uma mensagem que a artista afirma como necessária. Vânia nos oferece ângulos pouco comuns sobre o que é comum a todos.
Vânia Mignone
Vânia Mignone nasceu em 1967, em Campinas (SP), onde vive e trabalha. Formou-se em Artes Plásticas na Unicamp e em Publicidade na PUC-Campinas.
A partir da década de 1990, envolve-se com pintura e desenho, duas vertentes que se conjugam em sua obra desde então. O eixo central de sua pintura é a narrativa, que se constrói a partir de figuras, palavras e objetos equilibrados sem hierarquias no plano da tela.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.