Da Redação
Em 29/01/2019 às 14:17
Desde o início, fica claro que Juan e Benjamín não têm a menor ideia da inconsequência do ato
(Foto: Reprodução)
Quando duas pessoas se unem com um mesmo propósito, fica estabelecida uma relação de parceria. No amor ou no crime, por amizade ou questão de sobrevivência, as parcerias foram o assunto dos filmes que integraram a programação de janeiro do Cine Bosque, no Sesc Thermas de Presidente Prudente.
Para fechar o mês, a parceria é no crime. O Cine Bosque desta terça-feira exibe "Museu", uma comédia dramática mexicana dirigida por Alonso Ruizpalacios, com Gael García Bernal e Leonardo Ortizgris no elenco.
Inspirada no maior roubo da história do México, a trama se passa na manhã do Natal de 1985, quando os estudantes Juan Núñez e Benjamín Wilson invadem o Museu Nacional de Antropologia na Cidade do México para roubar 140 peças pré-hispânicas de suas vitrines, incluindo a máscara do Rei Pakal.
No entanto, quando estão em posse dos artefatos, enfrentam dificuldades em tirar algum proveito financeiro da conquista: quem vai comprar as peças mais caras e procuradas do país? Em duas ou três cenas, os personagens travam longos debates sobre o valor de uma obra de arte e o significado de seu roubo.
Desde o início, fica claro que Juan e Benjamín não têm a menor ideia da inconsequência do ato: o crime é associado a uma suposta quadrilha especializada em roubos de museus internacionais, e seus autores procurados dentro e fora do país.
Ao perceberem a gravidade de suas ações, os jovens decidem fugir. Enquanto isso, a polícia não imagina que os autores do crime são dois rapazes inexperientes.
Vencedor do Urso de Prata de melhor roteiro no Festival de Berlim 2018, ‘Museu’ é exibido nesta terça (29), às 20h30 no bosque do Sesc.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.