Da Redação
Em 23/05/2025 às 09:01
Vinícius Costa representou o Brasil em competições nos Emirados Árabes Unidos e no Bahrein
(Foto: Cedida/AI)
O atleta Vinícius Costa, do Sesi Presidente Prudente, retornou esta semana de duas competições internacionais de parabadminton: o 6º Fazza Dubai ParaBadminton International, realizado em Dubai, Emirados Árabes Unidos, e o Bahrein ParaBadminton International, ocorrido em Manama, Bahrein, alcançando resultados expressivos e adquirindo experiência internacional.
No torneio de Dubai, que contou com a presença de 150 atletas de 30 países, Vinícius enfrentou adversários de destaque, como o indiano Nagar Krishna, número 3 do mundo, e o atleta de Hong Kong, Chu Man Kai, líder do ranking mundial da categoria SH6 (baixa estatura). Em parceria com Lee Daesung, da Coreia do Sul, conquistou a medalha de bronze na dupla masculina.
"Minha primeira impressão foi de choque, porque é uma competição muito diferente da realidade que eu já jogava, que eram os nacionais", relatou Vinícius. "O nervosismo pesou um pouco nos primeiros jogos, mas depois consegui jogar bem contra adversários de alto nível internacional", conta.
No Bahrein, o atleta do Sesi Prudente ajustou o seu desempenho em quadra. "Cheguei um pouco mais tranquilo", afirmou. "Contra o indiano Nagar Krishna, fiz mais pontos do que em Dubai. Venci o alemão Robin Weiller e alcancei as quartas de final na categoria simples”. Nas duplas, reeditou a parceria com o atleta sul-coreano e conquistou a medalha de prata, jogando contra os indianos Sudarsan Muthusamy e Sivarajan Solaimalai, 9º e 5º do mundo, respectivamente.
Vinícius também ressaltou a importância do apoio recebido durante as competições. "Recebi muitas orientações do técnico da seleção que nos acompanhou, considero isso muito importante para esse processo de amadurecimento que preciso passar" diz.
A técnica do Sesi Prudente, Mayara Bacarin, destacou a importância dessas experiências para o desenvolvimento do atleta. “Essas duas competições foram fundamentais para que o atleta se mantivesse ativo no ranking internacional e não ficasse tão atrás quando, de fato, começar a corrida paralímpica”.
Vinícius chegou ao Oriente Médio ocupando a 52ª posição no ranking mundial e com o desempenho nas duas competições pulou para o 26º lugar, um avanço significativo. “Esse resultado é importante tanto para ele quanto para a nossa instituição, que passa a contar com um atleta mais bem posicionado internacionalmente. Nosso principal objetivo era que ele saísse da fase de grupos e adquirisse experiência, entendendo como atuam os outros atletas. Ele fez bons jogos, enfrentou nomes fortes do ranking e pôde vivenciar, de forma concreta, o ambiente competitivo internacional", conclui Mayara.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.