Da Redação
Em 09/05/2025 às 21:51
Ato de posse foi realizado durante o 15º encontro da entidade, na Câmara Municipal de Monte Mor
(Foto: Câmara Campinas)
A Escola do Legislativo “Vereadora Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima”, da Câmara Municipal de Presidente Prudente, faz parte da nova diretoria da Associação Paulista das Escolas do Legislativo e de Contas (APEL).
O ato de posse do diretor acadêmico, o servidor Geraldo Paim, foi realizado durante o 15º encontro da entidade, na Câmara Municipal de Monte Mor. O evento também contou com a participação da presidente da Escola “Dona Ana”, vereadora Sara Lopes.
A presidência da APEL ficou por conta da diretora acadêmica da Escola do Legislativo de Campinas (Elecamp), Nely Castanheira, que é servidora de carreira da Casa de Leis campineira para o cargo de Analista Legislativo Pedagoga desde 2014.
Possui vasta experiência em educação. É graduada em Pedagogia, com especialização em Direito Público, Gestão Pública, Psicopedagogia e Gestão de Pessoas. Desde que assumiu a diretoria da Elecamp, se empenhou em compartilhar sua experiência em educação legislativa no Estado de São Paulo, colaborando com a ampliação da expansão das escolas do legislativo.
Sob sua gestão, a Elecamp foi reconhecida por inúmeros municípios com moções de aplausos e parabenização, como Câmara de Hortolândia, Monte Mor e Valinhos. Além de mais de dezenas de visitas técnicas que recebem frequentemente. Já compôs também a diretoria da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL) e da própria APEL.
Nely Castanheira assume a presidência da APEL com o desafio de ampliar significativamente o alcance das Escolas do Legislativo no estado. “Constituir Escolas no Poder Legislativo Municipal significa dar um salto de qualidade na forma de atender o cidadão e no desempenho das tarefas diárias das Casas Legislativas. Trabalhar com educação é sempre desafiador. Trabalhar com educação legislativa é tão desafiador como inovador”, pontua.
Ela destaca também a necessidade de o Poder Legislativo ser voltado para a sociedade, diminuindo a distância entre o eleito e o eleitor. Esse caminho passa pela criação e ampliação dos programas de educação política e cidadã que tão brilhantemente vem sendo desenvolvidos pelas Escolas do Legislativo em todo Estado.
“A APEL pretende ocupar seu espaço no Estado de São Paulo, colaborando cada vez mais e todos os dias avançando no fortalecimento do Poder Legislativo”, resume.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.