Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

'Ele, hoje e sempre, terá lugar na história de Prudente', afirma Museu sobre Macedo

Da Redação

Em 20/09/2021 às 12:26

Macedo, ex-servidor efetivo do município, atuou por mais de 25 anos, tendo uma importante contribuição na área cultural da cidade

(Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

A Prefeitura de Presidente Prudente divulgou, nesta segunda-feira (20), nota de pesar pelo falecimento do ex-diretor do Museu e Arquivo Histórico “Antônio Sandoval Netto”, Ronaldo Antônio Barbosa Macedo, que estava lutando há um ano e meio contra um câncer na bexiga. Ele faleceu nesse domingo (19), aos 71 anos de idade, conforme publicou o Portal

Macedo, ex-servidor efetivo do município, atuou por mais de 25 anos, tendo uma importante contribuição na área cultural da cidade. Ele foi nomeado em 15 de maio de 1987 e se aposentou em 24 de agosto de 2012, como servidor efetivo no cargo de programador cultural. Neste período, exerceu o cargo de diretor cultural.

Segundo a Prefeitura, o historiador nunca deixou de participar das atividades culturais da cidade, como um pensador, como artista e uma pessoa extremamente comprometida com o desenvolvimento cultural de Prudente.

“Como historiador, Ronaldo Macedo possuía um enorme experiência nas questões relacionadas à história e a memória de Presidente Prudente. E nessa área, sempre era convidado, como voluntário, para palestras, seminários, cursos e afins. Atuou intensamente nos projetos de modernização do Museu Municipal”, diz o produtor cultural e professor Denilson Biguete.

Em nota, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) classificou o historiador como "profundo conhecedor". "QUe se dedicou por muitos anos na conservação da nossa História. Com ele, se vai uma parte da história do nosso município". 

"Ronaldo Antônio Barbosa Macedo veio para o Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antônio Sandoval Netto em 2001. Em projeto com a Unesp, organizou o espaço, dando ao Museu sua vocação histórica-pedagógica. Sempre preocupado com a importância da preservação da memória, organizou o setor de pesquisa, montou o curso da História de Presidente Prudente para professores, elaborou ações educativas e ministrou cursos aos fins de semana para todos os interessados em saber mais sobre a origem, fundação e desenvolvimento da cidade", lembra a direção do Museu Municipal, em texto publicado nas redes sociais.

De acordo com o órgão, Macedo tinha como objetivo a democratização do conhecimento. "E mantê-lo sempre disponível para toda a população. Cada funcionário do Museu guardará somente belas lembranças de Ronaldo Macedo, assim como qualquer pessoa que o tenha conhecido. Ele, hoje e sempre, terá lugar na história de Presidente Prudente", cita a publicação, em homenagem a Macedo.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.