Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Morre Ronaldo Macedo, o guardião da história de Prudente

ROGÉRIO MATIVE

Em 20/09/2021 às 09:16

Ronaldo Macedo foi responsável por grandes projetos de preservação de dados do Museu Municipal

(Foto: Arquivo/Erika Floglia/AI Unoeste)

Professor, jornalista, ator, carnavalesco e, principalmente, o maior guardião da história de Presidente Prudente. Aos 71 anos, faleceu Ronaldo Antônio Barbosa Macedo, um dos maiores defensores e fomentadores da cultura por meio da preservação da memória coletiva.

Servidor municipal aposentado, Macedo sofreu problemas de saúde recentemente. Sua morte foi registrada na noite desse domingo (19). O corpo é velado na Casa de Velórios Athia, com cremação prevista para 13h.

Currículo extenso

Formado em História pela Universidade de São Paulo (USP), Macedo chegou ainda a estudar Língua e Literatura Árabe. Pela capital paulista, trabalhou como revisor e secretário gráfico de importantes revistas e projetos na Editora Abril.

Chegou ao Oeste Paulista em 1984, quando iniciou a comercialização de produtos de vestuário com firma própria na cidade de Indiana. Mas, foi em Presidente Prudente que o historiador escreveu seu maior capítulo profissional ao guardar e difundir a história da cidade.

Em 1986, começou sua trajetória como programador educacional na Biblioteca Municipal Abelardo de Cerqueira César. Ao longo do tempo, foi programador de eventos e projetos, diretor de Artes Literárias, diretor do Centro Integrado de Informação e, por fim, diretor do Museu e Arquivo Histórico Municipal Prefeito Antônio Sandoval Netto.

No museu, desenvolveu vários projetos como a digitalização do acervo, recuperação de itens, criação de banco de dados, apoio em pesquisas e realização de cursos sobre a história de Prudente, que tinham como principal palestrante o próprio Macedo.

Ser humano 'ímpar'

Para o ex-secretário municipal de Cultura de Prudente, José Fábio Sousa Nougueira, o historiador foi uma das mais importantes personagens da história cultural prudentina. "A Cultura de Prudente está de luto, porque ele foi - e sempre será - uma das mais importantes personagens da história cultural prudentina. Mais: além de um grande artista, um historiador responsável por pesquisar e falar sobre esta cidade amada", descreve.

"Foi diretor do Museu e Arquivo Histórico Municipal, até se aposentar. Na Secretaria Municipal de Cultura, foi meu braço direito, conselheiro, e muito mais. Como amigo... Um ser humano ímpar, presente em vários momentos da minha vida pessoal e profissional", relembra.

O produtor cultural Jotacê Cardoso resgata a atuação de Macedo no teatro. "Nosso grande Ronaldo Macedo sempre sonhou na construção de um bloco de carnaval onde só se cantaria as marchinhas e sambas antigos, coisas de velhos carnavais. Encenamos sua peça teatral ‘Os caipiras é um causo sério' dentro do nosso projeto 'Revelando Mirante' - Clube Do Meio Artístico, em 2013, criando assim, com as aulas de teatro da Nelma Melo, o Grupo Teatral 'Kukunká'", diz.

"São muitas as suas ações como historiador, escritor, professor entre outras", finaliza.

Cidadão Prudentino

Em 2011, foi homenageado pela Câmara Municipal de Prudente com a entrega do título de 'Cidadão Prudentino' no dia do seu aniversário, em propositura de autoria dos ex-vereadores Nico Rena e Cidão Mendonça.

Últimas contribuições

Possuidor de um vasto repertório de fatos sobre todos os assuntos, Ronaldo Macedo era uma das principais fontes da imprensa para opinar sobre cultura, história, carnaval e política. No ano passado, foi o pilar da matéria produzida pelo Portal sobre o recorde de candidatos na disputa eleitoral.

No mesmo ano, participou de um projeto da Secretaria Municipal de Cultura com a produção de vídeos contando a história de vários locais de Prudente. Um deles pode ser conferido clicando aqui.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.