Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Cultura nordestina é celebrada por Adriana Cavalcanti em show do Sesc

Da Redação

Em 18/09/2020 às 15:41

Formada em canto popular MPB/Jazz, a artista também trabalha como professora em um estúdio na sua casa

(Foto: Estevão Salomão/Sesc Thermas)

Neste fim de semana, o Sesc Thermas de Presidente Prudente relembra clássicos do baião por meio da voz de Adriana Cavalcanti, cantora prudentina que comanda o Múltiplos Sons [em casa] deste sábado (19), disponível a partir das 16h no canal da unidade no Youtube.

Mais que um gênero musical, o baião repercute a identidade cultural nordestina, repleta de arte, ritmos e histórias. Popular em todo o Brasil, ele surgiu na década de 40 e tem como expoentes Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Carmélia Alves, Claudette Soares, dentre outros.

É nesse território ritmado e cheio de influências que a cantora Adriana Cavalcanti põe os pés e dá voz a clássicos. “Eu gosto muito do estilo e sinto falta”, revela, explicando motivo que a levou a formar um grupo de baião no Oeste Paulista.

Formada em canto popular MPB/Jazz no Conservatório Dramático e Musical Doutor Carlos de Campos, de Tatuí (SP), a artista, que vivencia a MPB e coleciona apresentações há 10 anos, também trabalha como professora de canto popular em um estúdio na sua casa.

Ao lado do maestro Erivelton Souza, a artista conta que, para o show deste sábado, adaptou arranjos e instrumentos a fim de simular os efeitos sonoros produzidos pela percussão nas apresentações presenciais, declamando também poesias.

“O pianista fez a zambumba no pé e tocou acordeon. Normalmente, eu não toco pandeiro nos shows, só triângulo. Nesse, eu tive que tocar. Toquei pandeiro, pau-de-chuva, triângulo... Fui variando para dar os efeitos sonoros que a gente espera de um percussionista, junto com a sanfona e voz”, observa Adriana.

Mesmo diante da sensação de estranheza por tocar longe do público, ela garante que as pessoas podem esperar o melhor do show. “Adaptamos da melhor forma possível para que não ficasse um show cansativo e que o público pudesse sentir a emoção das canções desse estilo nordestino”, completa.

Para dores... Ioga!

A cada domingo, o Ioga para Todos [em casa] traz propostas que visam o bem-estar físico e mental dos praticantes, trabalhando exercícios específicos para diferentes necessidades.

O tema da vez é a lombar. Quem nunca sofreu com dores nessa região? No próximo episódio (20), o público aprende como amenizar os desconfortos provocados pela má postura, fraturas, falta de exercícios físicos, dentre outras causas.

No canal do Sesc Thermas no Youtube, a partir das 10h, a professora Gislaine Pague ensina as posturas da criança e de apana, entre outras, para todos, de todas as faixas etárias, que sofram com dores ou não.

Serviço

Como assistir aos shows e às aulas:

Youtube > youtube.com/sescthermasprudente

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.