Da Redação
Em 30/11/2024 às 08:26
Ivan, que aprendeu música com o pai, hoje dá aulas de instrumentos como flauta transversal, clarineta e saxofone
(Foto: Divulgação/Polo)
Neste domingo (1º), às 16h, o Polo Ouro Verde do Projeto Guri faz uma homenagem ao educador Ivan Molaro, que há quase 30 anos atua no programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. A condecoração também será marcada com a inauguração do novo Centro Cultural da cidade - região de Dracena -, que estava em reforma e leva o nome do pai de Ivan, Vitorino Molaro.
No Polo Ouro Verde há cursos de iniciação musical, canto coral e de instrumentos como contrabaixo acústico, violoncelo, flauta transversal, percussão, viola caipira, violão, violino e viola, entre tantos outros.
Há curso até de luteria, ofício que consiste na construção, manutenção e restauração de instrumentos musicais. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Prefeitura Municipal de Ouro Verde, o Polo oferece 555 vagas para crianças, adolescentes, jovens e adultos
A deferência ao educador Ivan Molaro é um marco importante para ele e a comunidade. Maria Lúcia Neves, coordenadora do Polo, diz ser uma experiência única e emocionante organizar este evento.
“É como compor uma melodia própria, onde cada detalhe se alinha para criar a harmonia perfeita. A alegria de ver o sorriso do amigo ao saber que sua arte será celebrada de forma especial é indescritível. É uma oportunidade de mostrar o quanto a música dele toca a todos que têm a sorte de ouvir. E, no fim, é a satisfação de ver a união de amigos e fãs, todos compartilhando um momento inesquecível, enquanto a música ganha vida e ecoa no coração de cada um.”
Ivan, que aprendeu música com o pai, hoje dá aulas de instrumentos como flauta transversal, clarineta e saxofone (instrumento que o próprio pai tocava).
Para ele, toda pessoa deveria ter a oportunidade de ter o contato com a música. “Eu tive a minha e o Guri oferece esse caminho aos jovens aqui da cidade, da região e de todo o estado de São Paulo”, comenta. E reitera como é importante para as famílias poderem sair de casa e assistirem uma apresentação feita pelos filhos. “Para mim, isso talvez esteja entre os maiores e melhores valores da vida”, reflete.
Mesmo quem já foi aluno do músico se beneficia dos aprendizados a longo prazo. Luiz Fernando Amolari, que hoje também é educador do Guri, seguiu os passos do professor. “Trago no meu dia a dia como educador musical, regente de bandas e empreendedor do meio musical todos os ensinamentos que me deram sustento para que eu chegasse com firmeza em minhas decisões. Expresso aqui minha eterna gratidão ao sempre maestro Ivan Molaro.”
O evento em homenagem ao educador Ivan Molaro será gratuito e aberto ao público.
Serviço:
Polo Ouro Verde - Guri
01 de dezembro, domingo, às 16h.
Local: Auditório Municipal
Endereço: Rua Paraíba, 986, Centro – Ouro Verde
Entrada gratuita
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.