Da Redação
Em 20/09/2024 às 22:04
Dois palhaços resolvem viver a história de Pedro e o Lobo. Utilizando-se dos objetos que trazem em dois sacos
(Foto: Paulo Drumond)
Neste fim de semana, o Sesc Thermas de Presidente Prudente tem uma programação variada que começa no sábado à tarde, com o show “Grande Sertão: Gonzaga”, comandado pela cantora Carol Andrade. Já no domingo, o palco da Área de Convivência recebe o espetáculo infantil “Pedro e o Lobo”, apresentado pela Cia. Lúdica. Todas as atividades são gratuitas.
No show “Grande Sertão: Gonzaga”, às 16h de sábado (21), Carol Andrade promove uma celebração a dois grandes ícones da cultura popular brasileira. O espetáculo é um encontro entre a obra musical de Luiz Gonzaga e o clássico da literatura "Grande Sertão: Veredas", de Guimarães Rosa.
Nessa fusão de universos, a voz de Carol Andrade e o violão de Alex Maia se entrelaçam em arranjos originais e performances, convidando o público a uma emocionante travessia pelo "grande sertão" de cada um.
“O sertão é o canto esquecido do Brasil. Apesar do desprezo por essa região - de clima árido, porém de fertilidade cultural inconteste -, a histórica migração dos sertanejos para as grandes cidades espalha o sertão por todo o país e, ainda que ‘miscigenado’ e encoberto pela fumaça do progresso leviano, esse modo de ser sobrevive nas presenças e ascendências e pode inspirar novas gerações", afirma a dupla.
No repertório do show, as canções do universo de Gonzaga são “costuradas” pelas falas de Riobaldo, personagem de "Grande Sertão: Veredas", num diálogo entre personas e personagens, criadores e criações, artistas e suas artes. É uma demonstração de sons, palavras, gestos e símbolos que mesclam esses dois mundos em um só sertão.
O público poderá se emocionar com sucessos como “Juazeiro” (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira), “Pau de Arara” (Luiz Gonzaga e Guio de Morais), “Respeita Januário” (Luiz Gonzaga), entre outros.
Carol Andrade e Alex Maia, paulistanos descendentes de famílias nordestinas, encontraram na música de Luiz Gonzaga e na prosa poética de Guimarães Rosa um portal que conecta diferentes dimensões: passado e presente, ancestralidade e inovação, físico e metafísico.
Domingueira
Já no domingo (22), às 15h, a criançada poderá se divertir com o espetáculo infantil “Pedro e o Lobo”, da Cia. Lúdica. Inspirada na obra literária e musical de Serguei Prokofiev, a encenação envolve as crianças em um universo mágico e teatral.
Dois palhaços resolvem viver a história de Pedro e o Lobo. Utilizando-se dos objetos que trazem em dois sacos, vão criando as situações e interpretando os personagens do conto. Por meio de máscaras e variados adereços, imprimem um ritmo de aventura ao espetáculo, transformando a história em uma espécie de jogo.
Esses objetos se transformam habilmente em muros, árvores, torres e portas, integrando-se ao cenário original, representado por painéis que reproduzem um trecho de uma mata verdadeira.
A trilha sonora da peça, assim como a encenação em si, desafia e subverte a música original de Prokofiev. Acompanhando cada momento da história, a trilha cativa e emociona o público, transportando-o para um mundo encantado onde a imaginação ganha vida.
De acordo com a companhia, “a encenação de Pedro e o Lobo é uma experiência enriquecedora que estimula o universo literário e teatral das crianças, convidando-as a explorar o poder da imaginação, a refletir sobre questões profundas e a vivenciar a magia do teatro de forma plena”.
Eesportes
Uma variedade de atividades e aulas abertas fazem parte da programação deste fim de semana no Sesc Thermas. Entre as opções, destacam-se as aulas abertas de Basquete, no sábado e domingo, das 9h às 12h; de Futsal, sábado e domingo, das 15h às 17h30; de Vôlei de Praia, sábado e domingo, das 15h às 17h30; e de Yoga, domingo, às 10h.
Serviço
Aos finais de semana, o Sesc Thermas de Presidente Prudente funciona das 9h às 18h. Fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas. Para mais informações, o telefone é (18) 3226-0400. A programação completa está disponível em sescsp.org.br/prudente
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.