Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Mostra reúne mulheres da música como Zezé Motta, Ná Ozzetti e Nega Duda

Evento que será transmitido ao público de maneira totalmente online e gratuita

Da Redação

Em 17/10/2021 às 19:50

Zezé Motta se apresenta ao lado do grupo Clarianas no dia 30 de Outubro

(Foto: Georgia Branco)

Encontros inéditos entre musicistas, compositoras e intérpretes em diálogo criativo entre suas trajetórias por meio da música - a II Mostra 'Elas em Cena' pretende movimentar o cenário musical com recorte feminista. Entre os dias 27 a 31 de outubro, a Sala Adoniran Barbosa, no Centro Cultural São Paulo (CCSP) sedia o evento que será transmitido ao público de maneira totalmente online e gratuita. 

Contando com cinco encontros/shows,  quatro oficinas e podcast com as artistas participantes, a Mostra é uma criação e produção de Aline Fernandes, Ana Lima e Pamela Gopi. “Trazemos referências musicais produzidas por mulheres com diferentes histórias, dando ênfase na potência criativa em cada um destes universos singulares”, afirma Ana Lima. “

É o que cada uma dessas artistas traz do seu lugar como mulher na música e na sociedade, e o que o diálogo entre elas pode promover e instigar, que nos interessa”, completa Pamela Gopi. 

A primeira etapa do evento já está acontecendo digitalmente com o podcast Esquenta Elas em Cena. A cada episódio, as idealizadoras da Mostra conversam com as convidadas sobre trajetórias, referências e temas que movem o seu fazer artístico. 

“Queremos provocar novas possibilidades de criação musical, através dos shows, e orientar o público interessado por meio das oficinas”, sintetiza Aline Fernandes.

Em seu segundo momento, nos dias 16 e 23 de outubro, há oficinas ministradas pelas artistas Clarianas (Oficina de Canto - Cantadeiras Urbanas), Nega Duda (Samba de Roda do Recôncavo), Irene Atienza (Os Cantos Populares da Espanha) e Patrícia Bastos (Canto do meu Norte). 

No dia 27, a Mostra começa a apresentar seus shows. Quem abre a etapa é o encontro promovido entre Ná Ozzetti (São Paulo), uma das principais representantes da Vanguarda Paulista, Patrícia Bastos (Amapá), que em mais de 25 anos de trajetória lançou seis álbuns, incluindo Eu sou caboca, ganhador do prêmio Pixinguinha 2009 (Funarte), e Batom Bacaba, indicado ao 18º Grammy Latino.

Também marca presença Socorro Lira (Paraíba), compositora, cantora, instrumentista, poeta-escritora e produtora cultural, vencedora do Prêmio da Música Brasileira em 2012, idealizadora e diretora artística do Prêmio Grão de Música.

Gloria Bomfim se apresenta ao lado de Nega Duda dia 28 de Outubro | Foto: Georgia Branco

Dia 28 é a vez de Gloria Bomfim (Bahia) mostrar seu canto ancestral, forte, verdadeiro e intuitivo, cuja grande inspiração são as matrizes afro brasileiras, ao lado da sambista de roda e conterrânea Nega Duda (Bahia). 

Em 29/10 há encontro entre a cantora, clarinetista e compositora Eva Figueiredo (Santa Catarina), cujas referências passeiam pela música popular brasileira e a música instrumental urbana com a compositora e violonista Maria Ó (São Paulo), que transita entre fronteiras e gêneros, sejam musicais, regionais, sexuais ou afetivos.

No dia 30 a Mostra recebe show da atriz e cantora Zezé Motta (Rio de Janeiro), umas das vozes mais marcantes do teatro nacional, une-se ao grupo Clarianas (São Paulo), atrizes e cantoras, cujo mote principal é a investigação da voz da mulher ancestral na música popular brasileira. Um encontro de diferentes gerações da potência poética da música e do teatro.

Irene Atienza (Espanha), cantora e compositora que transita entre o flamenco e o bolero, e Lívia Mattos (Bahia), cantautora, instrumentista e artista circense que já gravou com nomes como Chico César, Rosa Passos e Badi Assad, encerram a II Mostra Elas em Cena, em 31/10. 

Acompanhe Elas em Cena em seus perfis no Instagram e Facebook.

Oficinas virtuais
16/10: 10h - 12h Cantadeiras Urbanas com Clarianas
16/10: 15h - 17h Samba de Roda com Nega Duda
23/10: 10h - 12h Os Cantos Populares da Espanha com Irene Atienza
23/10: 15h - 17h O Canto do meu Norte com Patrícia Bastos
*O início das inscrições será divulgado via Instagram e Facebook da Mostra na primeira semana de Outubro. 

Shows às 20h no canal de youtube do Centro Cultural São Paulo
27/10: Ná Ozzetti, Patrícia Bastos e Socorro Lira
28/10: Gloria Bomfim e Nega Duda
29/10: Eva Figueiredo e Maria Ó
30/10: Zezé Motta e Clarianas
31/10: Irene Atienza e Lívia Mattos

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.