Da Redação
Em 22/06/2022 às 15:51
Orquestra Sinfônica traz ao palco concerto em homenagem à música do interior do Brasil
(Foto: Cedida/AI)
O Grupo de Referência do Projeto Guri de Presidente Prudente – Orquestra Sinfônica - exibirá o espetáculo ‘Música do Interior’ nesta quarta-feira (22), às 19h, no Teatro Municipal Roberto Lisboa, no Centro Cultural Matarazzo. A entrada é gratuita.
Para essa apresentação, o grupo regido pelo músico Francis Auresco homenageia a música brasileira, enfatizando as comemorações juninas com obras de diversas regiões do Brasil.
O Grupo de Referência executa obras que vão do período barroco ao contemporâneo. Os alunos e alunas já se apresentaram com Jean Reis, Arthur Barbosa e Ariel Britos, além de terem participado da abertura do Festival de Inverno de Presidente Prudente e do Festival de Inverno de Londrina (PR).
Em 2021, o grupo recebeu orientações de Eliane Tokeshi e Fábio Presgrave na produção audiovisual da obra ´Palladio’, de Karl Jenkins.
O que são os Grupos de Referência
Formados por alunos e alunas de diferentes polos do Projeto Guri em estágio avançado de aprendizado, os Grupos de Referência são conjuntos que têm um papel de referência e motivação para os demais integrantes do Projeto.
Os GRs, como são conhecidos, oferecem a experiência de compromisso, responsabilidade e execução de repertório qualificado, com desafios técnicos e artísticos compatíveis com seu estágio de desenvolvimento musical. Implantados em 2010, os Grupos concentram hoje 381 Guris e Gurias.
Ao todo, são 13 grupos e nove formações musicais diferentes: grupo de percussão, camerata de violões, camerata de cordas friccionadas, camerata de cordas dedilhadas, orquestra sinfônica, banda sinfônica, big band, coral e coral com percussão. Cada formação desenvolve uma linguagem específica, abordando diferentes épocas e estilos, incluindo música popular e erudita.
Cada grupo ensaia duas vezes por semana, com uma carga horária de quatro horas semanais. Os ensaios acontecem nos polos-sede distribuídos por 13 cidades: Araçatuba, Bauru, Franca, Itaberá, Jundiaí, Lorena, Marilia, Piracicaba, Presidente Prudente, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto e Sorocaba.
Programa de incentivo
Todos os alunos e alunas recebem bolsa-auxílio mensal para despesas com transporte e manutenção dos instrumentos, entre outros benefícios, viabilizando a participação do aluno nas aulas, ensaios e apresentações, incentivando seu desenvolvimento musical.
Há também um auxílio deslocamento aos alunos que moram mais distantes do polo. Integrantes que não possuem instrumento podem participar do ‘Toca Mais, Guri’, um programa de empréstimo no qual, durante o ano, alunos e alunas contam com um instrumento musical para os estudos domiciliares e utilização em ensaios e concertos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.