Da Redação
Em 29/04/2024 às 06:49
Projeto é aberto com espetáculo “Vikings e o Reino Saqueado”, da Cia. Os Palhaços de Rua
(Foto: Valéria Félix)
O coletivo cultural Galpão da Lua contará com extensa programação descentralizada de shows e espetáculos gratuitos a partir do próximo mês. Contemplado em edital estadual da Lei Paulo Gustavo, o grupo fará apresentações nas praças de bairros e distritos de Presidente Prudente, além de duas escolas rurais que atendem comunidades de assentamentos da região.
Durante o ano, serão realizados: Mostra Galpão da Lua, Feira Literária, Festa da Lua, Som da Casa, Feira da Reforma Agrária, Bloco 'Etanois', espetáculos e oficinas.
Quando começa
O projeto será inaugurado no dia 1º de maio, com o espetáculo “Vikings e o Reino Saqueado”, da Cia. Os Palhaços de Rua. A apresentação será no Galpão da Lua, ao lado do prédio da estação ferroviária.
A Cia. Os Palhaços de Rua é uma companhia de teatro e circo da cidade de Londrina/PR. O espetáculo “Vikings e o Reino Saqueado” pretende trazer ao público o encontro entre a cultura nórdica viking e a milenar arte do palhaço.
Como proposta estética e base para a discussão de relações humanas envolvendo poder e questões sociais, o espetáculo estabelece uma conexão com um período da história brasileira se utilizando de ferramentas como: o circo, o teatro de rua e a cultura viking por meio da figura do palhaço.
No dia seguinte, a ação será na Escola Estadual Assentamento Santa Clara, onde o grupo oferecerá uma oficina de formação de atores e atrizes; em seguida, o espetáculo “Números”.
Na peça, dois palhaços chegam para apresentar um espetáculo perfeito, mas o risco de um tremendo desastre está presente no picadeiro durante todo momento quando um tenta ajudar o outro. 'Números' é um espetáculo de linguagem universal inspirado na comédia física de grandes nomes como: Charles Chaplin e Buster Keaton.
Os palhaços Batata Doce e Turino buscam a relação com o público por meio do ato autêntico e sincero que é o riso, para tal, se utilizam de inúmeras ferramentas como a dança, a mágica, o contorcionismo, as acrobacias e objetos que se transformam no decorrer da apresentação.
No dia 11 de maio, a programação continua com um show da banda Elephant Blue na tradicional Feira da Reforma Agrária, Cultura e Economia Popular, que acontece mensalmente em frente ao Galpão da Lua, na Rua Júlio Tiezzi.
A feira existe há 6 anos e é um espaço de comercialização de alimentos produzidos pela agricultura familiar dos assentamentos rurais do Pontal do Paranapanema. Agora, com o apoio da Lei Paulo Gustavo, a feira vai ganhar uma programação cultural especial, com muita música, teatro, circo, entre outras atrações", diz Mari Palhares, uma das organizadoras.
O Elephant Blue é uma banda formada por Zé Junqueira, na bateria e voz, Gabriel Alves, no baixo e voz, e Zé Roberto, na guitarra e voz. O grupo apresenta versões de clássicos antigos e modernos do Blues, Folk , Rock, funk e suas vertentes com identidade própria e usando a guitarra como referência principal, instrumento ícone desses estilos.
O trabalho autoral desponta no repertório com a música “Bruma” cantada em português revelando a influência do Blues na música brasileira.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.