Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Grupo potiguar apresenta espetáculo que discute estereótipos do nordestino

Da Redação

Em 07/02/2019 às 11:48

Espetáculo mergulha nos questionamentos dos mecanismos estéticos, históricos e culturais que contribuíram para a formação de uma visão do Nordeste brasileiro

(Foto: Rogério Alves)

O Sesc Thermas de Presidente Prudente recebe, nesta quinta-feira (7), o espetáculo ‘A Invenção do Nordeste’. A apresentação aborda as construções sociopolíticas e culturais daquela região e busca romper com os estereótipos alimentados, desde sempre, pela literatura, música, cinema e artes visuais brasileiras. Com entrada gratuita, tem início às 20h30, com o Grupo Carmin de Teatro, de Natal (RN).

A história narra um diretor de teatro que, contratado por uma grande produtora, tem a missão de selecionar um ator nordestino para interpretar um personagem nordestino. Depois de testes e entrevistas, dois atores vão para a final.

Durante sete semanas de preparação, os atores refletem sobre sua identidade, cultura e história pessoal, descobrindo que ser e viver um personagem nordestino não é tarefa simples.

Motivada por uma série de reações xenófobas contra nordestinos, durante as eleições presidenciais de 2014, a atriz Quitéria Kelly, do Grupo Carmim, entrou em contato com a obra do Professor Dr. Durval Muniz de Albuquerque Jr., “A Invenção do Nordeste e Outras Artes”.

Baseado nesta produção, o espetáculo, dirigido pela atriz, mergulha nos questionamentos dos mecanismos estéticos, históricos e culturais que contribuíram para a formação de uma visão do Nordeste brasileiro como um espaço idealizado, deslocado do processo histórico e imune ao impacto das grandes transformações sociais.

“A Invenção do Nordeste” estreou em agosto de 2017, na Casa da Ribeira, em Natal.

Serviço

O espetáculo é gratuito e conta com retirada de ingressos limitados, que ocorre 1h antes da apresentação.

Após o espetáculo, o grupo Carmin de Teatro fará um bate-papo com o público. A classificação etária é de 12 anos.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.