Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Matarazzo recebe cinco espetáculos gratuitos baseados em Nelson Rodrigues

Da Redação

Em 15/12/2023 às 10:20

Nelson Rodrigues foi escritor, jornalista e dramaturgo brasileiro

(Foto: Arquivo Nacional)

A partir deste sábado (16), Nelson Rodrigues estará em cena. Uma série de espetáculos baseados na obra do autor ocuparão diversos espaços do Centro Cultural Matarazzo, com entrada gratuita, por ordem de chegada.

Serão cinco espetáculos construídos dentro da disciplina de Prática de Montagem Teatral, com os alunos do Programa Sociocultural e artístico – Núcleo de Formação Teatral da Secretaria Municipal de Cultura de Presidente Prudente (Secult), com atrações dias 16, 17, 21 e 22 de dezembro.

Abrindo a programação

Às 20h deste sábado, o Auditório Sebastião Jorge Chammé recebe o espetáculo "Perfume de Mulher", baseado na Obra “A Vida como ela é”, de Nelson Rodrigues. A peça busca retratar a “Vida como ela é...” por meio de um diálogo entre a essência do conto publicado na década de 70 e o tema contemporâneo do empoderamento feminino.

Será que os personagens de Nelson Rodrigues ainda tocam nossa emoção? Será que o texto do “Anjo Pornográfico” ainda é atual? Para vivenciar essas respostas o espetáculo utiliza o surrealismo presente na obra do renomado e polêmico jornalista/dramaturgo e traz para o Brasil atual o personagem “Paiva”, um homem da década de 50, machista e conservador.

No entanto, Paiva, não esperava encontrar Guida, uma mulher com um perfume capaz de enfeitiçar, dona de si mesma e fiel aos desejos dela. A relação entre os personagens representa o conflito entre a necessidade de controle do machismo e a possibilidade de flexibilizar estruturas sociais repressoras por meio do feminismo.

Domingo

No domingo (18), às 20h, no mesmo local, é a vez do espetáculo "Dorotéia". Numa casa só de mulheres, sem quartos e onde há mais de 20 anos não aparece um homem, chega Dorotéia, uma ex-prostituta arrependida, que quer se redimir de seus pecados.

Um ponto alto do espetáculo é a trilha, que além de ser executada ao vivo tem na figura do intérprete-músico a figura do homem jarro, simbolizando os homens que passaram pela vida da prostituta.

Com uma habilidade genial para ironizar e satirizar os desvios comportamentais da sociedade, Nelson Rodrigues, que inaugurou e consolidou o modernismo no teatro brasileiro nos apresenta um texto único  e universal que vem atravessando décadas com a mesma vitalidade

Segue...

Dia 21, quinta, às 20h - Espaço Laje - Centro Cultural Matarazzo.
Espetáculo: Paixão

Dia 22, sexta, às 19h30 - Teatro Paulo Roberto Lisbôa - Centro Cultural Matarazzo
Espetáculo: A Noiva da Morte

Dia 22, sexta, às 21h - Espaço Laje - Centro Cultural Matarazzo
Espetáculo: O Pastelzinho.

Quem foi Nelson?

Nelson Rodrigues foi escritor, jornalista e dramaturgo brasileiro. Revolucionou o teatro, com as peças, "Vestido de Noiva", "Boca de Ouro", "A Falecida", "Toda Nudez Será Castigada", entre outras.

Teve a carreira marcada pela crítica, ao explorar a vida cotidiana do subúrbio carioca, com crimes, incestos e diálogos carregados de tragédia e humor.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.