Da Redação
Em 01/08/2022 às 08:30
Ao todo, são 462 poltronas que proporcionam conforto ao público, sendo sete plus size e duas vagas para usuários de cadeira de rodas
(Foto: Cedida/AI)
Muito mais que entretenimento, as manifestações culturais proporcionam reflexão, emoção, empatia e outros bons sentimentos. O teatro é uma delas! Em razão da pandemia, por quase dois anos os palcos mantiveram suas cortinas fechadas. Mas com a flexibilização das medidas restritivas, a encenação e o público voltaram a brilhar!
Para se ter uma ideia, o Teatro Universitário César Cava, localizado no campus 1 da Unoeste e um dos principais do Oeste Paulista, já sediou nove grandes espetáculos desde fevereiro deste ano, sendo que julho encerra com a 10ª atração.
Nestes seis meses, o local recebeu cerca de 4,4 mil expectadores em peças, musicais e stand up. Considerando as atividades internas da universidade, somente no primeiro semestre foram aproximadamente 90 eventos no local, reunindo uma média de 22,5 mil pessoas.
De acordo com o responsável pelo Departamento de Cultura da Unoeste, José Edmilson Vasconcelos dos Santos, a agenda neste segundo semestre para eventos externos promete atrações que são sucesso no Brasil.
Neste domingo (31), por exemplo, o teatro recebeu o stand up com Rodrigo Marques “Paz de Darwin”. Em agosto, no dia 28, dois grandes musicais serão realizados: o infantil “A Bela e a Fera” e “Pink Floyd Experience”.
Os outros espetáculos realizados de fevereiro a julho foram: Matheus Ceará; Banda Cover Queen; stand up com Cleber Rosa; Pequena Sereia; Musical Abba Experience; Diego Bresso em “Tô de Plantão”; Fábio Rabim em “Tá Embaçado”; Encanto; e Diogo Almeida em “Vida de Professor”.
Guilherme da Silva Alencar, da empresa Comedy Produções, é um dos responsáveis pelos renomados espetáculos realizados no Teatro César Cava. No início do ano, mesmo com a flexibilização das medidas restritivas de combate à pandemia, ele lembra que ainda existia um receio nas pessoas em sentarem ao lado das outras.
“Percebemos que havia interesse por parte do público, mas o medo impedia o pessoal de voltar. Aos poucos fomos retornando e hoje estamos conseguindo produzir grandes eventos, claro que ainda é preciso tomar uma série de cuidados”, pontua.
Acostumado na produção de shows em diferentes cidades e estados, Guilherme afirma que nunca encontrou nada igual ao Teatro César Cava, “desde a agilidade para o agendamento das datas até a execução do espetáculo. A equipe de técnicos sempre muito empenhada em entregar o melhor evento para o público, fora a organização, limpeza e estrutura sem igual, todos artistas que passam por ele ficam encantados. É um teatro completo, tem tudo. Um verdadeiro sonho para qualquer produtor. Agradeço à Unoeste por abrir o espaço e também ao seu Edmilson por cuidar com amor e zelo deste local”, enaltece.
Teatro César Cava
O Teatro Universitário César Cava foi inaugurado pela Unoeste em julho de 1989. Nestes 33 anos, o espaço contabiliza uma média de 5,5 mil eventos universitários (palestras, simpósios, jornadas acadêmicas, colações de grau, entre outros), totalizando um público em torno de 1,3 milhão. Com relação aos eventos externos, os números também impressionam: mais de 272,5 mil expectadores em uma média de 2.750 atrações, como espetáculos teatrais, jornadas culturais, apresentações de danças, festivais, Virada Cultural Paulista e outros.
Em 2018, o teatro passou por reforma para modernização, aprimorando ainda mais sua estrutura. Conforme o responsável pelo Departamento de Cultura da universidade, os diferenciais incluem equipamentos de última geração, comodidade para a equipe que realiza o evento, conforto ao público e conservação.
“Um dia um avaliador do MEC [Ministério da Educação] perguntou se o local era realmente utilizado, pois o brilho no piso e a conservação de todos os equipamentos e poltronas eram impecáveis. Eu disse que era utilizado quase que diariamente, mas que temos uma equipe comprometida que cuida muito bem de cada detalhe antes, durante e após as atividades”, orgulha-se Edmilson.
“Produtores culturais e visitantes de outros estados e cidades que frequentam ou já apresentaram seus espetáculos mencionam a nota acima da média pela estrutura técnica de todos os equipamentos de som, mesa de iluminação, cabeamentos, racks, acessibilidades, ar condicionado, palco, plateia, hall de entrada, camarins, banheiros bem estruturados e limpos funcionado de maneira diferenciada dos demais já conhecidos por eles”, destaca Edmilson.
Estrutura
Ao todo, são 462 poltronas que proporcionam conforto ao público, sendo sete plus size e duas vagas para usuários de cadeira de rodas. Ainda, falando em acessibilidade e segurança, a estrutura possui plataforma de acessibilidade junto à boca de cena, corrimão, portas laterais e de entrada com iluminação de segurança em LED; cortinas de vento e cortina do palco elétrica com tratamento de retardamento a chamas em tecidos; e todos os alvarás de funcionamento do teatro são rigorosamente atualizados.
Toda a alimentação elétrica tem aproximadamente 150 mil watts e o sistema de som é de primeira qualidade. A mesa possui 24 canais, além de multicabo com 20 vias, o que permite, por exemplo, que sejam realizadas várias apresentações simultaneamente. Além disso, o sistema de luz possui mesa com 48 canais-digitais, módulos com capacidade para atender até 156 canais trifásicos, telão de 180 polegadas e multimídia, possibilitando videoconferência com excelente qualidade.
Programação
28/08 – musical infantil “A Bela e a Fera”
28/08 – “Pink Floyd Experience”
23/09 – musical infantil “Clássicos encantados”
23/09 – “Amazing Tenor”, ópera com três tenores (em definição)
6/11 – show musical “Oswaldo Montenegro”
13/11 – Stand up com Dinh Lopes "Réu primário”
As atrações com bilheteria aberta podem ser adquiridas on-line, no site Megabilheteria.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.