Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Com sucessor do Wadô-Ryu, Machado sedia Gashuku Internacional

Cássio Oliveira/AI

Em 06/07/2019 às 11:11

Gashuku, que significa “todos sob o mesmo teto”, visa realizar o treino e a reciclagem de praticantes da arte marcial

(Foto: Cedida/AI)

Com o direcionamento técnico do grão-mestre Hironori Otsuka III, herdeiro e terceiro sucessor do mestre Hironori Otsuka, a Organização Wadô-Ryu Karatê-Dô Renmei do Brasil realiza o Gashuku Internacional 2019, em Álvares Machado, no Campo Belo Resort. Aberto para todos os praticantes do estilo, o evento ocorre até este domingo (7). Cerca de 200 caratecas de sete Estados brasileiros, e até dos Estados Unidos, participam dessa imersão de conhecimentos e troca de experiências.

“O grão-mestre Hironori Otsuka III vem do Japão, exclusivamente, para o evento da Organização Wadô-Ryu Karatê-Dô Renmei”, disse Sérgio Takamatsu, faixa preta, 7º Dan, diretor técnico da FPK (Federação Paulista de Karatê) e ainda diretor-presidente da Organização Wadô-Ryu Karatê-Dô Renmei do Brasil, que está há 63 anos no país e é liderada pelo mestre Koji Takamatsu, Hanshi-Shihan, faixa preta, 9º Dan – vindo do Japão e que introduziu essa arte marcial em solo brasileiro, no mês de fevereiro de 1956.

O Gashuku, que significa “todos sob o mesmo teto”, visa realizar o treino e a reciclagem, além de fazer as refeições em um único local. “Tradicional, o evento tem o objetivo de promover o aperfeiçoamento técnico dos caratecas praticantes do estilo e de integrar os participantes de diversas regiões do Brasil e dos Estados Unidos”, ressalta Paulo José Villalva Martins, de Álvares Machado, faixa preta, 6º Dan, delegado titular da 15ª Delegacia da FPK – Região de Presidente Prudente (Alta Sorocabana) – e ainda diretor da 2ª Delegacia Regional São Paulo do Interior da Organização Wadô-Ryu.

O grão-mestre Hironori Otsuka III, o mestre Koji Takamatsu e seu filho Sérgio Takamatsu vão comandar as atividades teóricas e práticas. “Este Gashuku é voltado para todos os caratecas do estilo Wadô-Ryu, independente de sua graduação. É o momento especial, de troca de ideias, de aperfeiçoar as técnicas e de renovarmos a filosofia que a nossa arte marcial possui visando transmiti-la aos nossos alunos”.

Programação com conteúdo

De acordo com Villalva, o Gashuku Internacional começou na sexta-feira (5), com o treinamento de katá (luta imaginária). Já o encerramento será no domingo, com o treino técnico, das 8h às 10h, e seguido do almoço de confraternização. “Ainda na programação teremos treinos de kumitê/shiai, que é o combate, e de arbitragem, cursos e palestras. São três dias intensos e de suma importância para todos os praticantes do estilo”, salienta.

“A nossa arte marcial foi introduzida, em 1979, na região e começou por Prudente”, relembra Villalva. O caratê integra a programação olímpica e estará nos Jogos de 2020, em Tóquio.

O professor Marcos Rogério da Cunha Garcia, Marcos Mineiro, faixa preta, 3º Dan, de Santo Anastácio, participará do Gashuku Internacional. “Receber os ensinamentos e as orientações do grão-mestre Hironori Otsuka III, que é herdeiro e terceiro sucessor do mestre Hironori Otsuka, que fundou o estilo Wadô-Ryu, no Japão, na década de 1930, e do mestre Koji Takamatsu, será uma grande satisfação e honra. É uma oportunidade de vivenciar as técnicas básicas, resgatar as nossas origens e fazer uma reciclagem”.

“Hóspede oficial”

Através de decreto, o prefeito de Álvares Machado, Roger Fernandes Gasques (PSDB), considera como “hóspede oficial do município” o grão-mestre Hironori Otsuka III, que desembarcou no Oeste Paulista, quinta-feira (4). “É uma homenagem justa e que mostra a relevância do nosso mestre para o Machado, bem como para a região. Essa honraria valerá entre os dias 4 e 8 de julho, quando da realização do Gashuku Internacional”, pontua Villalva.

Antes de desembarcar em solo machadense, Hironori Otsuka III esteve na Europa. “Atualmente, o grão-mestre ministra treinamentos na Noruega. Para ter noção, ele mora seis meses no Japão e outros seis meses, por exemplo, na França, por causa de sua atividade como instrutor e coordenador do estilo Wadô-Ryu. Além disso, fez questão de participar do nosso Gashuku. É a terceira passagem do grão-mestre Hironori Otsuka III, em Álvares Machado”, enfatiza o delegado da FPK.

Em 2017, entre os dias 17 e 19 de fevereiro, Dois Vizinhos, no Paraná, sediou o Gashuku Nacional, sendo ministrado pelo grão-mestre Hironori Otsuka III, que nasceu no ano de 1965 – tem 54 anos –, em Tóquio, no Japão. É instrutor oficial da sede Mundial da Organização Wadô-Ryu Karatê-Dô, de Tóquio.

Wadô-Ryu no Brasil

A Organização Wadô-Ryu Karatê-Dô Renmei do Brasil é a entidade oficial que representa o estilo Wadô-Ryu de caratê no país. O estilo foi introduzido no Brasil, em fevereiro de 1956, com a chegada do mestre Koji Takamatsu, Hanshi-Shihan 9º Dan pela Organização Wadô-Ryu Internacional e pela CBK (Confederação Brasileira de Karatê), conforme o site da Organização Wadô-Ryu.

Nascido em Kakogawa, província de Hyogo, Japão, e formado pela Universidade de Agronomia de Tóquio em 1953, o mestre Koji Takamatsu é hoje presidente de honra da Organização Wadô-Ryu para a América do Sul e membro da comissão da diretoria técnica da Organização Wadô-Ryu Karatê-Dô Internacional. É ainda integrante do Kodansha-kai (Conselho de Mestres) da FPK (Federação Paulista da modalidade). O trabalho de décadas do mestre Takamatsu pode ser observado através dos milhares de praticantes do estilo em todo o Brasil e até mesmo fora dele.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.