Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Ícone do caratê, mestre Sérgio Takamatsu é homenageado em Machado

Da Redação

Em 27/11/2023 às 07:59

Faixa preta 7º dan e presidente do estilo Wado-Ryu na América do Sul, Sérgio Takamatsu é filho de um dos pioneiros na introdução da arte marcial no Brasil

(Foto: AI Câmara Machado)

A Câmara de Álvares Machado realizou a entrega do título de 'Cidadão Machadense' ao mestre de caratê, Sérgio Hiroshi Takamatsu, em sessão solene realizada na noite da última sexta-feira (24).

Faixa preta 7º dan e presidente do estilo Wado-Ryu na América do Sul, Sérgio Takamatsu é filho de um dos pioneiros na introdução da arte marcial no Brasil e precursor do estilo Wadô-Ryu, o mestre Koji Takamatsu, que faleceu em 2020. Assim como o filho, mestre Koji também era 'Cidadão Machadense', em outorga realizada no ano de 2001.

Aprovada por unanimidade pelos vereadores, a autoria da homenagem é do parlamentar Pedrinho do Coral (PV). "Admirável trajetória do professor Sérgio que, ao longo de quatro décadas, se dedicou à prática do caratê. Ao vermos os resultados alcançados em Álvares Machado, percebemos o impacto positivo desse trabalho por meio do aumento do número de participantes e a significativa contribuição para a nossa comunidade", destaca.

Esta não é a primeira homenagem recebida por Sérgio Takamatsu ao longo de sua trajetória como atleta e dirigente esportivo. Em 1992, recebeu o Troféu 'Heliard Paco'; em 2015, foi agraciado com a Medalha 'Vereador Kiochi Tatizawa'. E, no ano de 2018, com a Medalha 'Guilherme Barão'.

"Do fundo do meu coração, quero agradecer. É uma felicidade poder receber essa honraria. Não tinha ideia de um dia ser merecedor de um reconhecimento tão grande. O meu pai recebeu, em 2001, o título de Cidadão Machadense. Acredito que estou tendo a mesma emoção que ele teve", fala o homenageado. 

Segundo ele, o estilo Wadô-Ryu é praticado atualmente por cerca de 5 mil alunos, em quatro Estados, com grande presença na cidade de Álvares Machado. "Aqui na região, temos grandes nomes. Álvares Machado já foi considerada a cidade do caratê", lembra.

"O caratê está presente aqui desde 1982. E a primeira vez que vim em Machado foi em 1985. E já atleta, em 1992, representando Machado, ganhamos quase todas as medalhas de ouro. Nós fazemos o trabalho de formiguinha. Pegamos aquele aluno, criança ou adulto, que busca no caratê alguma coisa diferente. Trabalhamos respeito, filosofia, controle, porém, buscamos demonstrar com exemplos", pontua.

Grande nome do caratê brasileiro, o mestre Sérgio Hiroshi Takamatsu é presidente da Wadô-Ryu do Brasil e diretor técnico da Federação Paulista de Karatê (FPK), além de diretor responsável pela modalidade na Sociedade Esportiva Palmeiras.

"Merecidamente, o mestre Sérgio recebe a maior honraria desta Casa de Leis, que é o Título de Cidadão Machadense. Sua atuação no esporte, com respeito e dedicação, é algo brilhante", fala a presidente do Legislativo, Estela do Escritório (PTB).

Marcaram presença na solenidade o professor Moacir Quissi, vice-diretor da 15ª Delegacia Regional da Federação Paulista de Karatê; o professor Alexandre Serra (Xandão), técnico da Seleção Paulista de Caratê.

O estilo

A Organização Wadô-Ryu Karatê-Dô Renmei do Brasil é a entidade oficial que representa o estilo no país. Esta arte marcial foi introduzida em solo brasileiro, no mês de fevereiro de 1956 (completou 64 anos de existência em 2020), com a chegada do mestre Koji Takamatsu, Hanshi-Shihan 9º Dan pela Organização Wadô-Ryu Internacional e pela CBK (Confederação Brasileira de Karatê).

 

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.